Unidade de saúde acreditada internacionalmente foi totalmente reformada e revitalizada, com ampliação de leitos e salas de atendimento
“Sofri um acidente e tive uma pequena lesão no antebraço esquerdo, e fiquei muito assustado porque era um flander (assadeira) muito enferrujado. Diante dessa situação, resolvi ir até a UPA e, quando cheguei, fui atendido rapidamente pela Triagem, que me levou para a Sala de Curativo, onde fui consolado pela Dra. Marcela, pois eu estava muito nervoso. Graças a Deus deu tudo certo e me senti muito bem com o belíssimo atendimento que ela me deu”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína (TO), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
Em 2023, a UPA Araguaína, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 84.514 atendimentos, um aumento de 19,47% em comparação com 2022, que encerrou com 70.740 atendimentos. O crescimento representa a procura da população pelos serviços da unidade.
“Nossas metas foram satisfatórias, pois a cada mês os nossos indicadores seguiam uma crescente. E o que nos fez atingir esses indicadores foi uma equipe comprometida e preparada, sempre em busca da excelência”, destaca Marlene Costa de Sousa, diretora administrativa da UPA Araguaína. “Além das melhorias físicas, manteremos os treinamentos das equipes para que continuem prestando atendimentos satisfatórios, humanizados e de qualidade, pois esta é nossa missão”, conclui.
Unidade reformada e acreditada
O ISAC está à frente da UPA Araguaína desde outubro de 2021 e tem obtido diversas melhorias para a unidade, como a aquisição e renovação de equipamentos, e investido constantemente na capacitação profissional, com palestras, cursos e treinamentos.
Dentre as principais conquistas, está a Acreditação Diamante pela Qmentum International, em 2022, cujo modelo de avaliação de excelência em Rede de Atenção à Saúde é realizado em mais de 40 países, e comprova a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade.
E em 2023, a UPA Araguaína foi totalmente reformada e revitalizada, com ampliação do número de leitos e salas de atendimento, assim como a nova sala de Classificação de Risco de acordo com o quadro clínico do paciente, facilitando os serviços de urgência e emergência.
Sobre a UPA Araguaína
A UPA Anatólio Dias Carneiro é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC. É classificada como Porte II, possui 23 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica e pediátrica. Possui cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio-X e ecocardiograma.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.