Unidade de Pronto Atendimento Araguaína realizou mais de 70 mil atendimentos em 2022

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Unidade foi uma das escolhidas para apresentar case de sucesso sobre sepse durante evento nacional

Eurey Francisca e Silva conheceu os serviços da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, a UPA Araguaína, como acompanhante do irmão. No ano passado, ele passou mal com falta de ar e dores e, rapidamente, foi atendido na unidade de saúde. “Nossa experiência foi muita boa. Tudo foi bem rápido, nos atenderam muito bem. Estão de parabéns!”, ressalta.

O irmão da dona de casa foi um dos 70.740 pacientes assistidos pelos profissionais da unidade em 2022. Nesse período, a unidade realizou mais de 96.600 exames, entre eletrocardiogramas, raios X e exames laboratoriais.

Focada nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando uma média mensal de 9 mil pacientes. Sua infraestrutura conta com 23 leitos, cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio X e ecocardiograma.

Melhorias e avanços

O ISAC está à frente da gestão da UPA Anatólio Dias Carneiro há cinco anos. De lá para cá, diversas melhorias foram implementadas na unidade de urgência e emergência, como a ampliação da sala de espera dos usuários e a criação de duas novas salas de Classificação de Risco.

A UPA também já ganhou uma nova farmácia e uma Central de Abastecimento Farmacêutico, área destinada às atividades de recebimento, armazenagem, distribuição e expedição de medicamentos e produtos em serviços de saúde.

Além disso, a unidade é toda informatizada, o que permite inserir informações e registros com mais qualidade para os cuidados clínicos, otimizando tempo e processos e, ainda, aumentando a produtividade dos colaboradores.

Os prontuários também são eletrônicos, garantindo rapidez e segurança no fluxo de informações dos usuários para médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência à saúde.

Satisfação do usuário

A qualidade do serviço prestado à população é avaliada constantemente por pacientes e acompanhantes. Em 2022, a UPA Anatólio Dias Carneiro alcançou cerca de 96% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações desse público.

Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo é a empresa responsável pelo serviço.

Participação em projetos nacionais

No ano passado, colaboradores da UPA participaram de um evento técnico do projeto Sepse nas UPAs, em São Paulo. O programa do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, tem como objetivo reconhecer pacientes com suspeita de sepse e assegurar uma assistência qualificada nas unidades de urgência e emergência.

Dentre as 49 UPAs participantes do ciclo 1, a UPA Anatólio Dias Carneiro foi a escolhida para apresentar o modelo utilizado na unidade para o reconhecimento precoce da infecção generalizada, como é popularmente conhecida a sepse.

O projeto Sepse nas UPAs visa reconhecer precocemente os pacientes com suspeita de sepse e tratá-los no tempo ideal por meio dos pacotes de medidas clínicas que, por sua vez, possuem evidências demonstradas na diminuição da morbimortalidade.

“Todo esse reconhecimento que vimos ao longo de 2022 é resultado do investimento constante que buscamos fazer na área pessoal e estrutural, pensando sempre na qualidade do atendimento, no bem-estar de quem nos procura e na humanização de um serviço público de qualidade. Para 2023, a nossa meta é focar ainda mais em melhorias contínuas e na excelência”, pontua Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC no Tocantins.

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