Visita Multi amplia segurança do paciente na UPA de Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Metodologia fortalece a comunicação entre os profissionais da unidade e favorece a alta ou transferência segura

Em busca da melhoria contínua dos atendimentos, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro adota a Visita Multi como estratégia de cuidado para ampliar a qualidade da assistência e a segurança do paciente na unidade.

A metodologia reúne médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e assistentes sociais envolvidos no tratamento do usuário, melhorando a precisão das informações compartilhadas entre eles e possibilitando a tomada de decisões em conjunto.

A Visita Multi é realizada sempre que um paciente da Sala Vermelha está há mais de 24 horas em atendimento na unidade.

A metodologia permite que os profissionais avaliem em conjunto a evolução do estado de saúde do usuário desde a admissão dele na unidade. Também possibilita a análise do diagnóstico, tratamento, presença de alergias, medicamentos prescritos, pendências de transferência e necessidades pessoais do paciente ou da família, entre outros aspectos do atendimento.

Segundo Jullyana Alves da Silva, diretora técnica da UPA, a Visita Multi contribui para o cuidado humanizado. “A metodologia tem o objetivo de ampliar o cuidado e aperfeiçoar o tratamento do paciente, visto que os profissionais atuam de forma conjunta para tratar o paciente com o máximo de eficácia e de forma humanizada”, comenta a médica.

Governança assistencial

A Visita Multi faz parte da Trilha Vital, política de governança assistencial do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia a UPA Anatólio Dias Carneiro.

Ela está relacionada a práticas assistenciais focadas na qualidade e segurança do atendimento, humanização e satisfação dos usuários.

Segundo Camilla Almeida Barbosa, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, a estratégia contribui para a melhoria da comunicação entre os profissionais, a segurança do paciente e o fortalecimento da relação entre a equipe e o usuário.

“A Visita Multi ajuda a integrar o plano de cuidado ao paciente e a buscar melhorias em conjunto, com metas e prazos para cumprimento dos problemas identificados. Ela também melhora a comunicação entre família, paciente e a equipe multiprofissional, facilita a adesão ao tratamento e evita repetições de intervenções”, explica a enfermeira.

Sobre a unidade

Custeada pela Prefeitura de Araguaína e Governo Federal, gerenciada pelo ISAC e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, a unidade é a única UPA de Araguaína.

Ela oferta atendimento de urgência e emergência nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria e, também, realiza exames laboratoriais, raios X e eletrocardiogramas. A UPA tem capacidade para 300 atendimentos diários.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.