Getting your Trinity Audio player ready...
|
Metodologia fortalece a comunicação entre os profissionais da unidade e favorece a alta ou transferência segura
Em busca da melhoria contínua dos atendimentos, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro adota a Visita Multi como estratégia de cuidado para ampliar a qualidade da assistência e a segurança do paciente na unidade.
A metodologia reúne médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e assistentes sociais envolvidos no tratamento do usuário, melhorando a precisão das informações compartilhadas entre eles e possibilitando a tomada de decisões em conjunto.
A Visita Multi é realizada sempre que um paciente da Sala Vermelha está há mais de 24 horas em atendimento na unidade.
A metodologia permite que os profissionais avaliem em conjunto a evolução do estado de saúde do usuário desde a admissão dele na unidade. Também possibilita a análise do diagnóstico, tratamento, presença de alergias, medicamentos prescritos, pendências de transferência e necessidades pessoais do paciente ou da família, entre outros aspectos do atendimento.
Segundo Jullyana Alves da Silva, diretora técnica da UPA, a Visita Multi contribui para o cuidado humanizado. “A metodologia tem o objetivo de ampliar o cuidado e aperfeiçoar o tratamento do paciente, visto que os profissionais atuam de forma conjunta para tratar o paciente com o máximo de eficácia e de forma humanizada”, comenta a médica.
Governança assistencial
A Visita Multi faz parte da Trilha Vital, política de governança assistencial do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia a UPA Anatólio Dias Carneiro.
Ela está relacionada a práticas assistenciais focadas na qualidade e segurança do atendimento, humanização e satisfação dos usuários.
Segundo Camilla Almeida Barbosa, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, a estratégia contribui para a melhoria da comunicação entre os profissionais, a segurança do paciente e o fortalecimento da relação entre a equipe e o usuário.
“A Visita Multi ajuda a integrar o plano de cuidado ao paciente e a buscar melhorias em conjunto, com metas e prazos para cumprimento dos problemas identificados. Ela também melhora a comunicação entre família, paciente e a equipe multiprofissional, facilita a adesão ao tratamento e evita repetições de intervenções”, explica a enfermeira.
Sobre a unidade
Custeada pela Prefeitura de Araguaína e Governo Federal, gerenciada pelo ISAC e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, a unidade é a única UPA de Araguaína.
Ela oferta atendimento de urgência e emergência nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria e, também, realiza exames laboratoriais, raios X e eletrocardiogramas. A UPA tem capacidade para 300 atendimentos diários.