Ventilador Mecânico foi tema de treinamento para enfermeiros da UPA e HMA

Getting your Trinity Audio player ready...

O uso incorreto do aparelho pode prejudicar a saúde da vítima

 

Enfermeiros do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas passaram por um treinamento intensivo sobre os “Parâmetros do Ventilador Mecânico Inter 5 Plus”. A ventilação mecânica (VM), ou suporte ventilatório, consiste em um método utilizado para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.

 O uso do ventilador é capaz de salvar uma vida durante um quadro de insuficiência respiratória, porém, se ele for mal manuseado, pode agravar a saúde da vítima, levando-o a óbito.

 Segundo a fisioterapeuta e palestrante, Daniela Santos, objetivo do treinamento foi discutir os protocolos da ventilação mecânica invasiva. “É um trabalho de equipe interdisciplinar, todos precisam ter o conhecimento da situação, porque, se houver alguma intercorrência, o profissional estará capacitado para suprir qualquer necessidade”, explicou.

 A enfermeira da UPA, Lilalea Alves, chamou a atenção para a importância de recapitular práticas aprendidas na faculdade. “Viver sempre em treinamento é aprender novamente, relembrar, isso tanto para quem participa, como para quem ensina”, destacou.

 Durante a instrução, foram abordados o uso do VM Inter 5 Plus, os parâmetros de acordo com cada patologia, os itens que compõe o VM, uso prático do aparelho, introdução aos ajustes ventilatórios e a necessidade de exames de sangue e radiológicos para a avaliação clínica do paciente.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.