Getting your Trinity Audio player ready...
|
O uso incorreto do aparelho pode prejudicar a saúde da vítima
Enfermeiros do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas passaram por um treinamento intensivo sobre os “Parâmetros do Ventilador Mecânico Inter 5 Plus”. A ventilação mecânica (VM), ou suporte ventilatório, consiste em um método utilizado para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
O uso do ventilador é capaz de salvar uma vida durante um quadro de insuficiência respiratória, porém, se ele for mal manuseado, pode agravar a saúde da vítima, levando-o a óbito.
Segundo a fisioterapeuta e palestrante, Daniela Santos, objetivo do treinamento foi discutir os protocolos da ventilação mecânica invasiva. “É um trabalho de equipe interdisciplinar, todos precisam ter o conhecimento da situação, porque, se houver alguma intercorrência, o profissional estará capacitado para suprir qualquer necessidade”, explicou.
A enfermeira da UPA, Lilalea Alves, chamou a atenção para a importância de recapitular práticas aprendidas na faculdade. “Viver sempre em treinamento é aprender novamente, relembrar, isso tanto para quem participa, como para quem ensina”, destacou.
Durante a instrução, foram abordados o uso do VM Inter 5 Plus, os parâmetros de acordo com cada patologia, os itens que compõe o VM, uso prático do aparelho, introdução aos ajustes ventilatórios e a necessidade de exames de sangue e radiológicos para a avaliação clínica do paciente.