Getting your Trinity Audio player ready...
|
Buscar a unidade de saúde correta agiliza no processo de atendimento
Qualquer pessoa está sujeita a uma situação de emergência relacionada a saúde. É compreensível que, em momentos difíceis, manter a calma deixe de estar no topo das prioridades emocionais, principalmente na hora de decidir a quem pedir ajuda.
“Devo recorrer a quem no caso de uma fratura, dor de cabeça, febre alta ou para continuar o acompanhamento da pressão alta? A UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou a UBS – Unidade Básica de Saúde?”
É bastante comum que as pessoas se confundam na hora de procurar atendimento médico. Por isso, é importante saber qual a extensão de serviços que são ofertados em cada unidade.
UPA
Em Araguaína, a UPA Anatólio Dias Carneiro é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, sendo custeada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal.
A unidade funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão (alta ou baixa), febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
É um serviço de alta-complexidade que está ligadodiretamente ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na unidade, o paciente será apenas estabilizado, a internação deve ser feita em uma unidade de saúde mais especializada.
A UPA tem capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar mais de 90% dos pacientes.
“A UPA de Araguaína é de Porte 2. Temos a capacidade de atender até 300 pessoas por dia. As instalações estãopassando por uma obra de revitalização. Quando tudo estiver pronto, poderemos pedir uma readequação no Porte, evoluindo para o 3, aumentando a nossa capacidade em 50%”, destaca Sivanilda Mariano, diretora administrativa da UPA.
UBS
A UBS é porta de entrada do Sistema Único de Saúde, realizando atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. A UBS contribui para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.
O usuário deve recorrer à UBS durante o pré-natal, para acompanhamento de hipertensos, diabéticos e outras doenças como tuberculose e hanseníase. A unidade tem capacidade para atender e tratar cerca de 80% dos problemas de saúde dos usuários.