Getting your Trinity Audio player ready...
|
UPA recebeu doação do IFTO
Equipamentos previnem a contaminação pelo novo coronavírus.
As diversas formas de transmissão do novo coronavírus (COVID-19) preocupam toda a comunidade, principalmente os profissionais de saúde, que já estão acostumados a lidar diariamente com uma série de outras doenças infecciosas. E para prevenir ainda mais a contaminação, o Instituto Técnico Federal do Tocantins – IFTO doou para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 25 protetores faciais e 20 suportes para maçaneta.
A infecção cruzada dentro do ambiente hospitalar é um grande problema para a saúde pública. A Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda a tomada de medidas preventivas rigorosas para redução da transmissão de infecções entre pacientes e os profissionais de saúde.
Os protetores doados pelo IFTO são do tipo Facial Total Face Shield, uma barreira física transparente que impede que a saliva seja arremessada ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, ajuda a evitar que o usuário leve a mão no rosto, evitando uma das principais formas de contágio de doenças, que é tocar nos olhos e boca.
“Outra grande vantagem desse tipo de proteção é que ela não tem um prazo de validade determinado, então pode ser reutilizada, desde que seja bem higienizada com água e sabão neutro ou com álcool gel”, destacou a coordenadora administrativa da UPA, Sivanilda Mariano.
Já o suporte de maçaneta serve para que os colaboradores consigam abrir as portas usando os cotovelos, evitando assim uma possível contaminação nas mãos.
A coordenadora do projeto no IFTO, Katiane Pereira Braga, explicou que os dispositivos foram produzidos dentro do laboratório de física do campus de Araguaína. “Nossa estimativa é de que sejam produzidos e doados cerca de 100 abridores entre os meses de abril e agosto de 2020”, disse.