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Assistência ao usuário é focada na humanização, segurança e qualidade do atendimento
“Foi o maior zelo do mundo que eles tiveram com a gente”. A afirmação é do massoterapeuta Fábio Humberto dos Santos, de 52 anos, depois de ser atendido, junto com um familiar que estava em estado grave, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína, no estado do Tocantins.
“Nós fomos muito bem atendidos pela equipe médica, equipe da recepção e enfermeiros. A gente costuma só reclamar dos serviços prestados, mas, para minha grata satisfação, na UPA, fomos atendidos com qualidade, carinho e segurança. E eu passei a observar que esse atendimento foi para todos os usuários que estavam em busca do serviço”, contou Fábio.
Custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade completa dez anos neste domingo, 14/11, mesmo dia em que Araguaína celebra 63 anos de fundação.
Atendimentos
Em dez anos de funcionamento, a UPA Anatólio Dias realizou mais de 939 mil consultas médicas e quase 925 mil exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raios X.
Focada nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando uma média mensal de 9 mil pacientes. A sua infraestrutura conta com 23 leitos, cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio X e ecocardiograma.
Sivanilda Mariano, diretora administrativa da UPA, destaca que a unidade passou por grandes transformações desde o início da gestão ISAC, todas com foco no atendimento ao usuário.
“Todas as implementações que fazemos aqui, seja na estrutura ou nos processos, têm como objetivo acolher o paciente de forma cada vez mais humanizada. Quando o atendimento é ágil, seguro e eficiente, todos saem ganhando”, afirmou ela.
Melhorias
O ISAC está à frente da gestão da UPA Anatólio Dias Carneiro há quase quatro anos. De lá para cá, diversas melhorias foram implementadas na unidade de urgência e emergência, como a ampliação da sala de espera dos usuários e a criação de duas novas salas de Classificação de Risco.
Nos últimos anos, a UPA também ganhou uma nova farmácia e uma Central de Abastecimento Farmacêutico, área destinada às atividades de recebimento, armazenagem, distribuição e expedição de medicamentos e produtos em serviços de saúde.
Além disso, a unidade foi toda informatizada, o que permite, hoje, inserir informações e registros com mais qualidade para os cuidados clínicos, otimizando tempo e processos e, ainda, aumentando a produtividade dos colaboradores.
Os prontuários também são eletrônicos, o que garante rapidez e segurança no fluxo de informações dos usuários para médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência à saúde.
Assistência humanizada
Além de possibilitaram maior agilidade, essas mudanças também contribuem para a humanização do atendimento.
Juciane Vieira vivenciou isso de perto quando levou a filha de nove anos para atendimento na UPA.
“Foi uma aflição tremenda, mas os profissionais ali presentes tiveram todo um acolhimento excelente, tanto a médica, como a equipe da Enfermagem, em especial a técnica Deuza, que foi muito carinhosa e teve toda paciência com minha pequena. Graças a Deus, deu tudo certo! Quero deixar aqui meu agradecimento a toda equipe da UPA pelo excelente atendimento, acolhimento e bons tratos recebidos”, disse Juciane.
Estrutura em crescimento
Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína, ressalta que todos os investimentos feitos na UPA são frutos de um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal.
“Somos parceiros para ofertar um serviço público de qualidade para a população. Nós do ISAC fazemos a gestão dos recursos e, com base na vivência da unidade, sugerimos os investimentos prioritários. Já o poder público é a base para viabilização dos recursos e todos os demais apoios necessários”, afirma Waldemar.
Avançando
Há dois meses, a Prefeitura de Araguaína anunciou que deve iniciar ainda em 2021 o projeto de ampliação e revitalização da unidade.
As melhorias estão orçadas em R$ 1,1 milhão e preveem a construção de novas instalações, como uma sala de imobilização ortopédica, novos consultórios e aumento no número de leitos e na capacidade da recepção. Também serão adquiridos novos equipamentos hospitalares, de informática e mobília.
Atualmente, a unidade é classificada como porte 2 e tem capacidade de atendimento para uma população de até 200 mil habitantes. O projeto de revitalização e ampliação possibilitará o pleito de porte 3, que tem capacidade de atendimento para uma população de até 300 mil habitantes, conforme estabelecido na Portaria 010/2017 do Ministério da Saúde.