Unidades de Araguaína participam da Semana da Enfermagem ISAC

Getting your Trinity Audio player ready...

O evento contou com palestras, bate-papos e minicursos on-line e presenciais

Com o tema “Mais que uma semana, uma história de vida!”, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu a Semana da Enfermagem nas unidades que gerencia em todo o país. O evento ocorreu entre os dias 10 e 20 de maio, possibilitando a interação dos colaboradores de diferentes regiões.

Em Araguaína, participaram das atividades os enfermeiros e técnicos em Enfermagem do Hospital Municipal – Unidade Covid-19, da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína, do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro e do AME – Ambulatório Municipal de Especialidades.

Na edição deste ano, a programação contou com um circuito de atividades on-line, com palestras, bate-papos, minicursos e vivências profissionais. 

As ações da Semana de Enfermagem também celebraram o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico em Enfermagem, comemorados nas datas 12 e 20 de maio, respectivamente.

Live de abertura

O bate-papo de abertura do evento contou com a participação da presidente do ISAC, Evane Corbacho, de coordenadores e gerentes de Enfermagem e representantes das empresas de apoio técnico.

Evane agradeceu o empenho dos profissionais que estão na linha de frente combatendo a covid-19.

“É um momento para reconhecer a dedicação dos profissionais e saber que o que eles fazem é uma arte, porque estão cuidando de vidas o tempo todo. Muito obrigado por tudo o que fazem e podem contar conosco”, destacou a presidente. 

O gerente de Assistência e Qualidade ISAC, Vinícius Menezes, completou: “A gente fala que a valorização se dá não pelo grande acontecimento, mas se dá no detalhe, no dia a dia, no 1% que a gente consegue melhorar a cada momento, a cada plantão”.

Alberto Aguiar Neto, médico e gestor de Relações Institucionais ISAC, destacou a importância da Semana da Enfermagem.

“Os avanços que a equipe vem conquistando ratificam a importância da classe. Todas essas batalhas que vocês estão travando são merecedoras de todo o esforço de vocês. Sem vocês, essa locomotiva não anda, então, só temos a agradecer”, finalizou.

Momentos de aprendizado e aproximação

Adriano Rocha e Silva, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína, contou que a troca de experiências com profissionais de unidades de outras cidades é um importante recurso para o aprendizado dos colaboradores.

“É algo novo para nós e tem sido muito bom, muito gratificante. A gente tem aprendido muito com as vivências das outras unidades, observamos muitas coisas novas e estamos vendo se são possíveis de serem colocadas em prática nas unidades ISAC de Araguaína”, destacou Adriano.

A coordenadora assistencial de Enfermagem do Hospital Municipal – Unidade Covid-19, Priscila Ribeiro Borges Jácome, gostou bastante das lives e achou bem positiva a realização dos bate-papos.

“Eles aproximaram diferentes unidades gerenciadas pelo ISAC, o que trouxe interação e troca de experiências aos colaboradores. De todas as atividades, a que mais gostei falou sobre as vivências na UTI Covid. Pude conhecer as diferentes rotinas e estruturas montadas contra a doença”, comentou Priscila.

A coordenadora de Enfermagem da UPA Anatólio Dias, Ticiane Pozzebom Feitoza, comentou que os 11 dias de atividades foram uma experiência desafiadora e com grande enriquecimento para a profissão. 

“Todas as programações foram bem planejadas. Os temas que mais chamaram a minha atenção foram a Enfermagem e o acolhimento humanizado, legislação aplicada ao processo da Enfermagem e o autocuidado na Enfermagem. Levamos conhecimento e experiências para um bom engajamento da equipe e enriquecimento de ações voltadas ao cuidado do paciente”, enfatizou Ticiane.

Programação local

Além das atividades on-line para todo o Brasil, as unidades gerenciadas pelo ISAC em Araguaína também contaram com ações locais.

Os profissionais de Enfermagem do HMA, AME, UPA, HMC e UTI Covid-19 do HRA foram recepcionados com música e balões pelos coordenadores administrativos e gerentes de Enfermagem do ISAC.

Os colaboradores assistiram às palestras “Superação: conte sua história”, ministrada pela gerente de RH Elisangela Rocha, pelo gerente de Enfermagem Adriano Rocha e pela psicóloga do trabalho Adriélica Fernandes.

A palestra “A invisibilidade com enfoque no adoecimento mental entre trabalhadores da Enfermagem: dilemas e desafios” foi mediada pela psiquiatra Yandara Luz Prado e pela enfermeira Isabela Caetano Borges.

Houve ainda as palestras on-line “Valorização do Técnico de Enfermagem”, ministrada por Tânia Miranda, e “Humanização e Combate ao preconceito: o que é o Nome Social?”, com o advogado Roberto Silva.

O fisioterapeuta Valteno Junior fez sessões presenciais de massoterapia para os colaboradores da UPA, HMA e Hospital Municipal – Unidade Covid-19.

Eventos nacionais

Quem perdeu alguma programação nacional ou deseja assistir o evento novamente, os vídeos estão disponíveis no canal do ISAC no YouTube.

Bate-papos

– Abertura oficial com a Presidente do ISAC, coordenadores e gerentes de Enfermagem, além de representantes das empresas de apoio técnico.

– “Sigilo de imagem e informação no ambiente de saúde”, com o consultor sobre LGPD, José Carlos Deotti, e a gestora de Comunicação, Ana Negreiros.

– “De maternidade a Hospital Covid-19. A experiência do Hospital Ib Gatto Falcão”, mediado pelo gestor de Assistência e Qualidade ISAC e CEO da Vital Gestão, Vinicius Menezes.

– “O cuidado da Enfermagem nas UTIs Covid-19 no Tocantins. A experiência nas UTIs do Hospital Geral de Palmas e dos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi”, mediado pela gestora de Comunicação, Ana Negreiros.

– “O papel da Enfermagem no atendimento de urgência e emergência. Bate-papo sobre a experiência da UPA Anatólio Dias”, mediado pelo enfermeiro, mestre e líder de Enfermagem no Hospital Ib Gatto Falcão, Lemoel Leandro.

– “A Enfermagem no acolhimento humanizado do paciente de multicentros. Bate-papo sobre a experiência nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas”, mediado pelo gerente de Enfermagem em Araguaína, Adriano Rocha.

– “A importância do controle de infecções no ambiente de saúde. Bate-papo sobre a experiência do ISAC nas unidades gerenciadas”, mediado pelo superintendente médico do ISAC, doutor José Maria Filho.

– “O papel da Enfermagem no atendimento de urgência e emergência. Bate-papo sobre a experiência da UPA Benedito Bentes”, mediado pela gerente assistencial da Vital Gestão, Daiane Leite.

– “Enfermagem na linha de frente da covid-19. Bate-papo sobre a experiência vivida pelo time de Enfermagem desde a implantação do Hospital Estatual de Combate à Covid-19 e Hospital Municipal – Unidade Covid-19”, mediado pela enfermeira e líder de Enfermagem da UPA Trapiche da Barra, Caroline Leite.

– “O papel da Enfermagem no processo de acreditação de uma UPA. Bate-papo sobre a experiência UPA Trapiche da Barra, primeira unidade de saúde a ser certificada em Alagoas”, mediado pela gerente de Qualidade da Vital, Thalita Marques Mesquita.

Palestras

– “Inteligência emocional”, com a psicóloga Juliana Vasconcelos.

– “Autocuidado, autoamor e consciência coletiva”, com a psicóloga Maria Aparecida Soares.

– “Legislações aplicadas ao processo e exercício da Enfermagem”, ministrada pelo enfermeiro Wbiratan Lima.

– “Construção da identidade profissional no mercado de trabalho”, com a especialista em Gestão Hospitalar e life coach, Rhaíssa Paz.

– “Como fazer Enfermagem com qualidade impacta no fortalecimento da assistência”, ministrada por Thalita Mesquita e Daiane Leite, da Gestão de Qualidade Vital.

Minicursos

– Gestão Financeira, com o analista de finanças e assessor de investimento, André Costa.

Encerramento

– Homenagem aos colaboradores de todas as unidades ISAC no Brasil.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.