Destinada aos casos de baixo risco, a Telemedicina é um atendimento remoto que reduz o tempo de espera, minimiza a exposição do paciente e alivia o fluxo de atendimento nos dias de maior movimento
Implementada em fevereiro de 2023 e destinada aos casos classificados como baixo risco, o serviço de Telemedicina da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, já atendeu 2.014 pacientes. Isto significa redução no tempo de espera e agilidade no fluxo de atendimento, principalmente em dias mais movimentados.
“Os pacientes de baixo risco têm a opção de serem atendidos de forma remota, ou seja, por meio de videochamada com um clínico geral”, destaca a Dra. Jullyanna Alves, médica e diretora técnica da UPA Araguaína. “As consultas são realizadas dentro da própria unidade, em um consultório equipado para a Telemedicina”, acrescenta.
Como funciona
Durante o atendimento, um colaborador da unidade acompanha o paciente até a entrada do consultório, garantindo a privacidade e sigilo da consulta. A partir desse ponto, o atendimento segue como uma consulta normal.
“Se o médico considerar necessário um exame físico, diagnóstico ou outra investigação adicional, o paciente é encaminhado para o atendimento presencial. Então, o clínico geral prescreve medicamentos e receitas normalmente, que são impressas na unidade e assinadas digitalmente pelo profissional”, explica a diretora.
Segurança para o paciente
O serviço de Telemedicina disponibilizado na UPA proporciona atendimento médico com espera reduzida e, uma vez que o médico tem acesso ao histórico de saúde do paciente, é possível diagnosticar e prescrever medicamentos de maneira rápida e eficaz, o que agiliza o tratamento e melhora os resultados de saúde.
O teleatendimento também minimiza a exposição a doenças durante períodos de alta transmissibilidade, como surtos de gripe ou pandemias, reduzindo o risco de contágio, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.