Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atividades educativas foram realizadas para orientar colaboradores, pacientes e acompanhantes
Algo tão simples como lavar as mãos é capaz de proteger o corpo contra uma série de vírus e bactérias nocivos à saúde. A ação é ainda mais importante no ambiente hospitalar, por isso que o foco da Semana de Controle de Infecção Hospitalar do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania foi disseminar a maneira correta de higienizar as mãos.
A ação foi liderada pelo SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Entre os dias 5 e 15 de maio, colaboradores, pacientes e acompanhantes participaram de atividades educativas realizadas no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, no Hospital Municipal – Unidade Covid-19 e na UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína.
“A atitude consciente de higienizar as mãos deve gerar práticas seguras em todos os ambientes de assistência à saúde. Esta é uma ação bem simples e efetiva para prevenir infecções e a disseminação de micro-organismos no ambiente hospitalar. Todos somos responsáveis pela prevenção e controle de infecção relacionada aos cuidados de saúde”, enfatizou a coordenadora do SCIRAS, Nelza Miranda.
Conscientizando e brincando
Na brinquedoteca do HMA, as atividades aconteceram em duas oportunidades, mas com abordagens diferentes. No primeiro dia, a ação usou pintura e muita água para lavar as mãos. Já no segundo, a aprendizagem foi igualmente divertida, dessa vez utilizando um teatro de fantoches.
“Usamos fantoches contando uma história sobre como lavar as mãos e depois fizemos uma coreografia com as crianças. Dessa forma, a importância do lavar das mãos pode ser construída na infância de maneira divertida, a fim de estimular os pequenos a cuidarem da própria saúde mais cedo”, explicou Rosana Saraiva Cruz, enfermeira no SCIRAS.
Na UTI Pediátrica, enfermeiras e acompanhantes de pacientes internados foram colocados à prova na hora de lavar as mãos. O desafio foi realizar a atividade com os olhos vendados.
Você lavou as mãos antes de comer?
A enfermeira Déborah Barbosa, responsável pelas orientações na UPA, observou se os colegas que entravam no refeitório higienizavam as mãos antes de tomar o café da manhã.
“Aqueles que não o fizeram, seja por esquecimento ou por pressa mesmo, nós orientamos sobre a importância de lavar as mãos antes das refeições, não só aqui, mas em casa ou em qualquer outro local”, pontuou.
A conferência e orientação foi repetida nos refeitórios do HMA e do Hospital Municipal – Unidade Covid-19.
O paciente fica menos tempo no hospital
Enfermeira na UTI Covid-19 do HRA, Maysa Milfont comentou que o momento também serviu de estímulo para aproximar mais a equipe e reforçar aprendizados já adquiridos.
“Foi um treinamento bem descontraído e que mostrou a importância da higienização. Também foi explicado que, mesmo parecendo tão simples, essa ação de fato reduz as infecções hospitalares, diminuindo assim a permanência do paciente na unidade”, disse Maysa.