Getting your Trinity Audio player ready...
|
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, conhecida como UPA Araguaína, foi entregue à população pelo prefeito Wagner Rodrigues totalmente reformada e revitalizada. E quais são as novidades? As principais são: os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, agora, contam com mais leitos e salas de atendimento, enquanto os profissionais de saúde, com mais equipamentos para melhor assistir à população.
Da recepção à sala de urgência e emergência, tudo foi reformado e ampliado para oferecer mais conforto, segurança e agilidade nos serviços. Ou seja, a gestão fez valer cada centavo da obra, orçada em R$1,8 milhão e iniciada em outubro de 2021. O atendimento, inclusive, seguiu normalmente e sem cair a qualidade durante toda a reforma, concluída neste mês.
Mostrando satisfação durante a cerimônia de entrega, o prefeito Wagner elogiou a gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania à frente da UPA Araguaína. “Os cidadãos que precisarem da UPA verão uma grande transformação, produzida com muita dedicação pelo ISAC, pela capacidade técnica que eles têm de fazer gestão em saúde, que é uma das melhores do país e tão bem referenciada pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e órgãos de controle, porque faz saúde pública com qualidade”, enfatizou.
Em 2022, o ISAC se tornou a primeira organização social do Norte e Nordeste do Brasil e a segunda da América Latina a ser certificada com excelência em Rede de Atenção à Saúde pela Qmentum Internacional. A UPA Araguaína foi uma das seis unidades gerenciadas pelo Instituto que tiveram os seus processos avaliados para a acreditação.
Quer mais? Com as novas instalações em pleno funcionamento, a expectativa da Secretaria de Saúde de Araguaína é pleitear ao Ministério da Saúde, futuramente, a mudança de Porte 2 para Porte 3, o que pode trazer mais recursos, leitos e capacidade operacional.
Atualmente, segundo a secretária Ana Paula Abadia, a unidade “tem capacidade para atender até 300 pacientes diariamente” e “uma mudança de porte permitirá a contratação de mais profissionais, proporcionando mais agilidade e reduzindo o tempo de espera nos atendimentos”.
Isso é importante porque, devido à localização da cidade, a UPA Araguaína também atende os pacientes da região médio-norte do Tocantins, sendo uma importante porta de entrada para os usuários do SUS.
Outra novidade que merece destaque são as salas de atendimento identificadas por cores, de acordo com o quadro clínico do paciente, conforme explica a diretora administrativa da UPA Araguaína, Samantha Vitorino. “Temos a Sala Verde, destinada aos pacientes de menor gravidade, a Sala Amarela para os casos intermediários e, para os pacientes que chegam em estado crítico, a Sala Vermelha”, ilustra.
Profissionais qualificados e melhor infraestrutura
A ampliação da unidade reflete a expectativa de aumento no número de atendimentos, corpo médico e acesso facilitado aos serviços de urgência e emergência.
É o que espera a servidora pública e também usuária da UPA Araguaína, Neyra Renha. “A gente vê essa reinauguração como algo de grande importância para toda a população. Essa ampliação deve trazer mais profissionais, acelerar o atendimento e facilitar o dia a dia de toda a comunidade”, avalia.
Também compartilham desse pensamento a superintendente da Escola de Saúde Pública, Dênia Rodrigues Chagas, e a coordenadora de Enfermagem, Auricélia Silva Borges Carvalho.
Para Dênia, a nova unidade ajuda a aproximar os trabalhadores e os usuários, que convivem em “um espaço de qualidade, com profissionais qualificados e uma estrutura para melhor atender a população”.
O depoimento é reforçado por Auricélia, que lembra que, apesar de a obra ter ocorrido em meio às atividades da unidade, acompanhar de perto sua realização gerava uma sensação positiva durante o atendimento aos usuários.
Mais espaços para mais atendimentos
Custeada pela Prefeitura de Araguaína e pelo governo federal, a unidade é gerenciada pelo ISAC. Ao todo, a obra promoveu a reforma e ampliação das salas de medicação e nebulização, recepção, postos de observação, consultórios, laboratórios, necrotério, área de apoio técnico, almoxarifado e fachada, além da construção de salas de classificação de risco por quadro clínico do paciente.
A unidade também dispõe de sala de equipamentos de raio X e eletrocardiograma, além de laboratórios de análises clínicas e de exames de imagens, espaços que não são exigidos para o porte atual, mas que foram construídos para oferecer um atendimento mais completo.
Com aproximadamente 200 profissionais em seu quadro, a UPA Araguaína dispõe de médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e colaboradores administrativos.