Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dicas de acondicionamento, orientações sobre o que evitar comer e incentivo aos exercícios foram abordados na palestra com nutricionistas
Em comemoração à Semana Mundial de Alimentação Saudável, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC realizou duas palestras de orientações nutricionais no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No HMA, pacientes e acompanhantes receberam dicas e tiraram dúvidas em relação à alimentação saudável. Já na UPA, quem recebeu as orientações foram os colaboradores.
Comer bem e corretamente contribui para a melhora do sistema imunológico, do sono e atua na prevenção de doenças. Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) aponta que 80% dos brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% das pessoas dizem que preferem produtos mais saudáveis.
Alimentação balanceada
A nutricionista do HMA, Dayanny Fabrício, destacou que é importante essa orientação, principalmente para as crianças que estão internadas. “Os pais ou responsáveis precisam dar o exemplo e ensinar desde cedo a necessidade de ter uma alimentação saudável. Foi importante essa conversa para esclarecer dúvidas e até mesmo mostrar como a alimentação balanceada, aliada com atividade física, pode prevenir doenças”, afirmou a nutricionista.
Quem aprovou a palestra foi a pequena Júlia Santana, de 10 anos, que é paciente do HMA. “Achei boa a palestra, aprendi muitas coisas”, destacou.
Na UPA, os colaboradores puderam aprender sobre a higienização dos alimentos e como podem fazer para manterem uma dieta saudável. “É importante sempre falarmos sobre a vida saudável. O objetivo de hoje foi mostrar os pilares da alimentação, apresentando dicas de quais alimentos devemos consumir, como prepará-los e a necessidade da hidratação”, afirmou a nutricionista Yasmyn Morais.
Dúvidas solucionadas
“Tirei muitas dúvidas. Eu não sabia como guardar de forma correta os alimentos, os perigos de consumir refrigerante e gorduras em excesso”, disse a acompanhante Evanilde Santana, que assistiu a palestra no HMA