Getting your Trinity Audio player ready...
|
As atividades acontecem pelo menos duas vezes por semana e ajudam a prevenir uma série de doenças
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS, promoveu uma sessão de ginástica laboral com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre a importância da prática de atividades físicas como forma de prevenir o câncer de mama, entre outras doenças.
A ação fez parte da campanha do Outubro Rosa e aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento – UPA e no Hospital Municipal de Araguaína – HMA. A educadora física Tatiane Fonseca, do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), explicou que praticar de exercícios físicos de forma regular previne é essencial para manter o corpo mais resistente.
“Quem tem o costume de se exercitar está menos propenso a desenvolver doenças cardiorrespiratórias, vários tipos de dores musculares, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer”, destacou.
Sessões de alongamento e exercícios antes do início das atividades no trabalho só tendem a beneficiar o trabalhador.
“O colaborador evita alguns problemas ocupacionais, como as câimbras e a LER, que é a Lesão por Esforço Repetitivo. Pelo menos duas vezes por semana, a ginástica laboral é incentivada na UPA e HMA”, explicou a Técnica de Segurança do Trabalho, Maria de Fátima Nobre.
A ação foi aprovada pelos participantes, conforme compartilhou a auxiliar de copa, Jeany da Silva.
“Poder me mexer mais e começar meu dia de forma diferente do habitual me dá mais animação, eu fico bem mais disposta durante todo o turno no trabalho”, disse.
As facilidades para o Bruno Brito, assistente administrativo, vão além dos benefícios à saúde física.
“São práticas que ajudam também a mente, além de ser um momento de interação com os colegas”, finalizou.