A campanha do Novembro Azul na UPA Araguaína contou com a adesão do público masculino, que buscou fazer os exames de PSA oferecidos pela unidade

Novembro Azul e saúde do homem são destaques na UPA Araguaína

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, colaboradores masculinos de todas as idades participaram de palestra orientativa e aqueles com 45 anos ou mais realizaram exames de PSA

A saúde do homem também precisa de atenção e a campanha do Novembro Azul está aí para lembrar. Portanto, a equipe da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organizou uma ação de educação continuada durante todo o mês de novembro. Os destaques foram a palestra, no dia 17 de novembro, e a realização de exames, nos dias 16 e 17 do mesmo mês.

Para este ano, o tema da palestra foi “Saúde do homem em foco”, conduzida por Wasley Santos Magalhães, enfermeiro da UPA Araguaína. O objetivo era sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e realização de exames para um possível diagnóstico do câncer de próstata.

Participaram do evento os colaboradores masculinos de plantão, independente da idade. E aqueles acima dos 45 anos puderam fazer um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico, em tradução livre) através da coleta de sangue.

“A campanha do Novembro Azul é de suma importância, pois os dados demonstram que os homens têm maior dificuldade em buscar profissionais de saúde para prevenção e cuidados”, comenta Marlene Costa de Sousa, diretora administrativa da UPA Araguaína. “Com ações como estas, há incentivo para os colaboradores. E a julgar pelo interesse para a realização do exame de sangue (PSA), o objetivo foi alcançado”, destaca.

Câncer de próstata

A campanha do Novembro Azul tem sua origem na Austrália, em 2003, inspirado no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O movimento busca chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico das doenças, em geral, que atingem a população masculina.

Homens a partir dos 45 anos devem realizar exames de toque retal e PSA periodicamente para um possível diagnóstico precoce de câncer de próstata e iniciar o tratamento
A campanha do Novembro Azul é realizada mundialmente e também estimula a adoção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, cuja estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. E no Tocantins, a estimativa é de 510 novos casos por 100 mil habitantes, em 2023.

Idade avançada, histórico familiar e obesidade são os principais fatores de risco, enquanto que os exames de PSA e, principalmente, toque retal são os mais indicados para a detecção da doença. Por isso, a recomendação é procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, se houver fator de risco, ou 50 anos, se sem estes fatores, para a realização desses e outros exames.

Sobre a UPA Araguaína

A UPA Anatólio Dias Carneiro é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC. É classificada como Porte II, possui 23 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica e pediátrica. Possui cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio-X e ecocardiograma.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.