No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, colaboradores masculinos de todas as idades participaram de palestra orientativa e aqueles com 45 anos ou mais realizaram exames de PSA
A saúde do homem também precisa de atenção e a campanha do Novembro Azul está aí para lembrar. Portanto, a equipe da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organizou uma ação de educação continuada durante todo o mês de novembro. Os destaques foram a palestra, no dia 17 de novembro, e a realização de exames, nos dias 16 e 17 do mesmo mês.
Para este ano, o tema da palestra foi “Saúde do homem em foco”, conduzida por Wasley Santos Magalhães, enfermeiro da UPA Araguaína. O objetivo era sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e realização de exames para um possível diagnóstico do câncer de próstata.
Participaram do evento os colaboradores masculinos de plantão, independente da idade. E aqueles acima dos 45 anos puderam fazer um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico, em tradução livre) através da coleta de sangue.
“A campanha do Novembro Azul é de suma importância, pois os dados demonstram que os homens têm maior dificuldade em buscar profissionais de saúde para prevenção e cuidados”, comenta Marlene Costa de Sousa, diretora administrativa da UPA Araguaína. “Com ações como estas, há incentivo para os colaboradores. E a julgar pelo interesse para a realização do exame de sangue (PSA), o objetivo foi alcançado”, destaca.
Câncer de próstata
A campanha do Novembro Azul tem sua origem na Austrália, em 2003, inspirado no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O movimento busca chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico das doenças, em geral, que atingem a população masculina.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, cuja estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. E no Tocantins, a estimativa é de 510 novos casos por 100 mil habitantes, em 2023.
Idade avançada, histórico familiar e obesidade são os principais fatores de risco, enquanto que os exames de PSA e, principalmente, toque retal são os mais indicados para a detecção da doença. Por isso, a recomendação é procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, se houver fator de risco, ou 50 anos, se sem estes fatores, para a realização desses e outros exames.
Sobre a UPA Araguaína
A UPA Anatólio Dias Carneiro é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC. É classificada como Porte II, possui 23 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica e pediátrica. Possui cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio-X e ecocardiograma.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.