Médicos da UPA Anatólio iniciam aperfeiçoamento no atendimento de crianças com diarreia aguda

Getting your Trinity Audio player ready...

 O treinamento faz parte das ações de capacitação frequente dos profissionais e visa unificar o tratamento do paciente, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde

 Médicos que atuam na Unidade de Pronto de Atendimento de Araguaína (UPA 24 horas) passaram por uma capacitação sobre a diarreia aguda em crianças e a forma unificada de tratar o paciente. O treinamento foi idealizado pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC e ministrado pela médica intensivista pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína, Aliandra Orlandino.

 “Falamos aqui de todos os tipos de diarreia aguda, a desidratação e o que a equipe médica deve fazer em cada caso específico, atendendo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo desse encontro é unificar as condutas e trazer um melhor atendimento ao paciente”, destaca a médica.

 Foram abordados também no treinamento o exame físico, avaliação da hidratação do paciente, o estado nutricional, capacidade de ingerir líquidos, entre outros pontos.

 De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças diarreicas agudas podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos, como bactérias, vírus e outros parasitas, que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino.

 A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e também pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, além do contato de pessoas com animais.

 “Eu achei a capacitação interessante para que consigamos uniformizar o atendimento e melhorar a lida com o paciente”, frisa a médica Hellen Freitas, que participou do treinamento.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.