Getting your Trinity Audio player ready...
|
A ação foi direcionada a pacientes que aguardavam atendimento médico na UPA de Araguaína
Quem esperava por atendimento na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro de Araguaína, no Tocantins, nesta terça-feira, 15/02, foi surpreendido com um bate-papo organizado pelo Grupo de Trabalho Humanizado da unidade. Os temas? Duas doenças que ainda provocam muitas dúvidas para a maioria da população: a leucemia e a epilepsia.
A leucemia é um tipo de câncer maligno que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. A enfermeira Maria Aline Leite falou sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e a importância de fazer exames de rotina para detectar a doença em seu estágio inicial.
A recepcionista da UPA, Thainã Vargas, achou válida a ideia de levar ao local de trabalho mais conhecimento sobre as doenças.
“É aqui que a maioria de nós passa a maior parte do dia. Então, esse tipo de ação possibilita ao usuário conhecer um pouco mais sobre as doenças. Aprendi que, por ser um mal de evolução rápida, quanto mais cedo e preciso for o diagnóstico da leucemia, maiores serão as chances de tratar os sintomas, retardando a evolução da doença e alcançando a cura”, destacou Thainã.
Epilepsia
A palestrante também falou sobre a epilepsia e o que deve ser feito durante uma crise epiléptica. A doença pode provocar desmaios e convulsões.
“Temos que colocar o paciente em um lugar confortável e longe de objetos que possam machucá-lo, elevar a mandíbula para melhor passagem do ar. Se ele estiver com secreção oral, virar o paciente na lateral ou a cabeça para o lado, afrouxar as roupas, chamar ajuda e esperar a crise passar”, explicou.