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Várias palestras foram ministradas na programação que tem o objetivo de melhorar a segurança do paciente no ambiente hospitalar.
O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA) realizou a 1ª Semana de Segurança do Paciente. Foram realizadas diversas atividades com o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a segurança do paciente e difundir bons hábitos entre os colaboradores da UPA.
Entre os dias 15 a 22 de abril acontecem palestras sobre identificação correta do paciente, pesquisa de cultura de segurança, comunicação e passagem de plantão, influência da engenharia clínica na segurança do paciente, medicação de alto vigilância, higienização das mãos e como evitar as quedas no ambiente hospitalar.
“Sensibilizamos os colaboradores quanto à cultura de segurança para um cuidado melhor junto ao paciente. Todos os principais temas do protocolo de segurança do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde serão abordados nos treinamentos. Os casos mais comuns nas unidades de saúde são erros na identificação do paciente e risco de quedas dos pacientes”, pontuou Tatiane Dias, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente.
Preocupação com o paciente
A farmacêutica Cristiane Alves Coelho destacou que os treinamentos servem para reforçar a preocupação com a segurança do paciente.
“Achei interessante, precisamos ser sem cuidadosos com as pessoas. No meu caso, como sou farmacêutica, o cuidado é com a dosagem de medicamento e a troca de prontuário. Aprendemos muito com essa capacitação”, afirmou a colaboradora.
Bom atendimento
O gerente de enfermagem do ISAC, Adriano Rocha, ressaltou também a necessidade de melhorar a comunicação no ambiente hospitalar.
“O paciente pode se comunicar até mesmo por um olhar ou gesto. As equipes precisam ficar atentas a todos esses detalhes. Esse treinamento é de suma importante para a manutenção do bom atendimento aos pacientes”, disse.