Getting your Trinity Audio player ready...
|
O primeiro Hospital de campanha do estado do Tocantins abriu as suas portas na última quinta-feira, 21, com 20 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19 em estado moderado, em Araguaína e demais municípios da região norte do estado.
A Unidade Corona Norte (UCN) está preparada para realizar todo o atendimento necessário para internação clínica de pacientes em estado moderado e suporte para estabilização caso haja necessidade de transferência para outra unidade.
5 dos 20 leitos já estão em funcionamento e os demais serão liberados gradativamente com o passar dos dias, tendo a possibilidade de abertura de 20 novos leitos, ampliando a capacidade da unidade para 40.
Esta realidade só foi possível graças a ação em conjunto entre Instituto Saúde e Cidadania – ISAC e Prefeitura Municipal que, recebendo a ajuda de diversos municípios e parceiros, puderam obter os recursos e equipamentos para que a UCN estivesse à disposição da população.
São 20 leitos estruturados, todos equipados com ventiladores de ventilação não invasiva, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão e a tecnologia desenvolvida em Manaus/AM, a cápsula Vanessa, que diminui a necessidade de intubação precoce de pacientes com covid-19 e ainda dá mais conforto ao paciente e diminui os riscos de contaminação.
“Dessa forma, nós estamos dando ao paciente covid-19, as condições ideais para que ele não tenha uma intubação precoce”, comentou o Superintendente de Projetos do ISAC, Dr. Alberto Aguiar.
A UCN conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutico, bioquímico, entre outros, totalizando 100 profissionais em atuação e constante atualização.
Onde procurar ajuda?
Em caso de suspeita do novo Coronavírus, entre em contato com o Tele-covid, um sistema totalmente remoto para atendimento de casos suspeitos em via direta com o médico pelo seu celular.
Para atendimento, envie a mensagem;
“Solicito atendimento UPA Araguaína” para o Whatsapp: (63) 9 9105-3625.
Você receberá uma mensagem com orientações sobre o seu atendimento.