IML promove treinamento a assistentes sociais do ISAC sobre fluxo e trâmites de gavetas

Getting your Trinity Audio player ready...

O encontro serviu para explicar o trabalho do órgão e o papel da assistência social em situações adversas

As equipes de assistência social do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul participaram de um treinamento junto à coordenação do Instituto Médico Legal (IML) e o médico legista Marcus Venicius Xavier.
O encontro foi útil para esclarecer a função do IML no atendimento e recebimento de corpos oriundos de unidades hospitalares, além do fluxo no órgão e os trâmites de gavetas.

De acordo com a coordenadora do IML, Elizete Machado, o Instituto de Araguaína atende 42 municípios de toda a região Norte do Tocantins. Por isso a importância de mostrar às assistentes sociais como funciona todo o processo.
“Mostramos aqui quais são os tipos de atendimentos que o IML é responsável, quais os procedimentos feitos e a competência de cada um. Todas as mortes de causas violentas e que não tenham causas naturais devem passar pelo IML”, afirmou Elizete.

A coordenadora falou também sobre o trabalho do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e a distinção dele com o IML. “Existe diferenças entre o SVO e o IML. O SVO tem a função de investigar a causa morte na esfera criminal”, completou Elizete.

“A reunião foi bem produtiva, pois a gente lida com essa situação diariamente. Conhecer o processo a ser tomado vai melhorar o nosso trabalho e a assistência à família que fica abalada nessas horas”, disse a assistente social do HMA, Valdete Costa.

“É a nossa rotina de trabalho, lidamos diariamente com essas situações. Agora sabemos o procedimento a ser tomado em cada caso”, afirmou Noemi Lopes, assistente social da UPA.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.