Getting your Trinity Audio player ready...
|
O encontro serviu para explicar o trabalho do órgão e o papel da assistência social em situações adversas
As equipes de assistência social do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul participaram de um treinamento junto à coordenação do Instituto Médico Legal (IML) e o médico legista Marcus Venicius Xavier.
O encontro foi útil para esclarecer a função do IML no atendimento e recebimento de corpos oriundos de unidades hospitalares, além do fluxo no órgão e os trâmites de gavetas.
De acordo com a coordenadora do IML, Elizete Machado, o Instituto de Araguaína atende 42 municípios de toda a região Norte do Tocantins. Por isso a importância de mostrar às assistentes sociais como funciona todo o processo.
“Mostramos aqui quais são os tipos de atendimentos que o IML é responsável, quais os procedimentos feitos e a competência de cada um. Todas as mortes de causas violentas e que não tenham causas naturais devem passar pelo IML”, afirmou Elizete.
A coordenadora falou também sobre o trabalho do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e a distinção dele com o IML. “Existe diferenças entre o SVO e o IML. O SVO tem a função de investigar a causa morte na esfera criminal”, completou Elizete.
“A reunião foi bem produtiva, pois a gente lida com essa situação diariamente. Conhecer o processo a ser tomado vai melhorar o nosso trabalho e a assistência à família que fica abalada nessas horas”, disse a assistente social do HMA, Valdete Costa.
“É a nossa rotina de trabalho, lidamos diariamente com essas situações. Agora sabemos o procedimento a ser tomado em cada caso”, afirmou Noemi Lopes, assistente social da UPA.