Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante o encontro, eles foram orientados sobre os protocolos de saúde e segurança adotados no HMA e UPA
Antes de começar a estagiar no HMA – Hospital Municipal de Araguaína e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, os estudantes do curso técnico em Enfermagem passam pela Integração. A programação consiste em uma série de palestras com profissionais do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania sobre fluxos, rotinas e protocolos da instituição.
Os acadêmicos da Faculdade INCAR participaram da palestra ministrada pela coordenadora da Qualidade, Tatiane Dias, pela enfermeira e coordenadora do SCIRAS, Amanda Brogin, e pelo técnico em Segurança no Trabalho, Diego Rodrigues.
Como é o dia a dia
O treinamento serviu para repassar aos estagiários como funciona a rotina dentro das unidades hospitalares e quais são as normativas de saúde e segurança no trabalho adotadas.
“Informamos sobre o uso adequado dos EPIs – Equipamentos de Proteção Pessoal, descarte adequado de resíduos, uso de adornos, fluxos de acidente de trabalho e sobre como manter um ambiente profissional mais seguro”, destacou Diego.
Mais rotinas
No encontro também foram apresentados os protocolos internacionais de segurança hospitalar, comunicação assertiva, segurança medicamentosa, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesões.
Além disso, foi explicado sobre a importância do preenchimento do formulário de notificação de eventos e do fluxo de investigação e tratativas.
“Esses conhecimentos são importantes para a promoção de um ambiente mais seguro, seja para os pacientes, colaboradores ou acadêmicos. Também fortalecemos a cultura de segurança da instituição com foco na qualidade do cuidado e centrado no paciente”, explicou Tatiane.
Para finalizar, a coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde explicou sobre a importância do controle de infecções.
“Enfatizei bastante a questão da higienização das mãos, o uso correto dos EPIs e todas as recomendações que o ISAC propõe para aqueles que vão fazer estágio no HMA e UPA”.