Escola de Líderes capacita gestores de Araguaína

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Programa foi criado há dois anos e já beneficiou mais de 200 líderes nas unidades ISAC

O profissional da saúde enfrenta desafios todos os dias e as situações vivenciadas colocam à prova sua resistência física e psicológica, principalmente neste momento de pandemia.

Para desenvolver em seus gestores as habilidades essenciais no exercício da função, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania criou a “Escola de Líderes”, um programa de aperfeiçoamento de lideranças que funciona há dois anos e já beneficiou mais de 200 pessoas.

A primeira edição de 2021 foi realizada em fevereiro e reuniu gestores do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, Hospital Municipal – Unidade Covid-19 e da UTI Covid do HRA – Hospital Regional de Araguaína.

“A Escola de Líderes é um momento único de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento do autoconhecimento. Ela nos proporciona uma base para a construção de uma equipe forte”, destacou a coordenadora de atendimento do HMA, Fabrícia Dias.

Trabalhando em Equipe

Durante o módulo da Escola de Líderes, os participantes, já divididos em equipes, foram desafiados a construir soluções, relações e sonhos.

“A melhor parte aconteceu quando fizemos a atividade sobre um sonho que gostaríamos de realizar. Utilizamos papelão, cartolina e papel crepom para construir um objeto que o representasse. O grupo do qual fiz parte construiu uma casa”, destacou Fabrícia.

O técnico em Segurança do Trabalho do HMC, Wandersom Rodrigues, foi bem enfático.

“Para mim, a Escola de Líderes sempre desperta o quanto somos poderosos quando estamos juntos”, disse ele.

O profissional também destacou a importância do encontro ao mostrar que cada colaborador é um indivíduo com grande potencial. 

“Acredito que obtive crescimento pessoal e profissional, identificando o que preciso a curto, médio e longo prazos. Se eu posso sonhar, também posso realizar”, finalizou Wandersom.

O que é?

A Escola de Líderes foi criada em 2019 pela área de Gestão de Pessoas e tem como base cinco pilares:

  1. Autoconhecimento, para identificar como os sentimentos nos afetam;
  2. Autocontrole, para diminuir as reações impulsivas;
  3. Motivação, para busca por desafios criativos, resultando no orgulho do trabalho bem feito e no motivo maior que gera a ação;
  4. Empatia, para ouvir a mensagem por trás da mensagem;
  5. Sensibilidade social, com o objetivo de alcançar um consenso e propor acordos.

Os pilares da Inteligência Emocional foram listados pelo jornalista científico especializado na área, Daniel Goleman.

Mudança comportamental

O encontro também abordou a gestão de tempo e o planejamento estratégico, ajudando a promover mudanças positivas no comportamento dos líderes.

“O programa é um conjunto de processos para promover e melhorar competências fundamentais para quem exerce a função de liderança. Dessa forma, é possível promover mudanças positivas nos comportamentos deles. Todos os encontros são acompanhados pela equipe de psicólogos organizacionais do ISAC”, afirmou a gestora de Recursos Humanos do ISAC, Lorena Rodrigues.

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