Dinâmicas e palestras marcaram o Outubro Rosa do HMA, UPA e AME de Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

O autoexame das mamas é importante, mas não é o suficiente. A mamografia é fundamental

A campanha do Outubro Rosa do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, no Tocantins, buscou, de forma sensível, falar com as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do segundo tipo de câncer mais incidente nas mulheres brasileiras: o de mama.

Por isso, durante todo o mês, o instituto organizou ações que levaram informações pontuais às colaboradoras do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA do Araguaína Sul e do Ambulatório Municipal de Especialidades – AME. A programação incluiu palestras, dinâmicas de grupo, café da manhã reforçado, Dia Rosa, vídeos feitos pelos colaboradores, aromaterapia, ginástica laboral, mensagens de alerta e carinho, distribuição de brindes, além de uma série de homenagens.

“A equipe da UPA é composta em sua maioria por mulheres, então queremos despertar nelas a curiosidade de se tocar, de procurar eventuais sinais da doença. É hora de enfrentar estigmas e entender que por trás de cada jornada existe uma pessoa única com suas fortalezas e fragilidades”, explicou a coordenadora de enfermagem da UPA, Ticiane Pozzebom.

A enfermeira Maria Aline Leite explicou que muitas das colaboradoras tem mais de 40 anos e ela percebeu que a maioria não realiza a mamografia anualmente.

“Enfatizei para elas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, se descoberto logo no início, aumenta muito as chances de cura. O autoexame é importante, mas não é o suficiente, é preciso visitar o médico regularmente para fazer o ultrassom das mamas e a mamografia”, destacou Maria Aline.

Aromaterapia

O momento mais esperado do Dia Rosa do HMA foi o da aromaterapia. Os cheiros liberados no ar levaram sensações boas as presentes.

“Aproveitamos a oportunidade para incentivar cada colaboradora a falar das atividades realizadas por ela que lhe proporciona bem estar, que melhora a saúde e qualidade de vida. Depois verificamos quem fazia as mesmas atividades da outra. O objetivo da dinâmica foi de gerar um sentimento de empatia entre as presentes”, explicou a terapeuta ocupacional Jéssica Monique Furtado.

“Buscar o diagnóstico precoce é um ato de amor com nós mesmas, por isso convido todas as mulheres a exercer esse amor próprio, porque prevenir ainda é o melhor remédio”, finalizou a assistente social da UPA, Adarlene da Silva Carvalho.

Movimento pela Vida

Neste ano, as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul fazem parte do projeto Cuidar e Prevenir, integrante do Movimento pela Vida. 

O objetivo é unir homens e mulheres em um só laço de cuidados para si para que assim possam cuidar de quem ama. As ações visam promover saúde sensibilizando para o fato de que é preciso ter autocuidado. Somente assim será possível estar um passo à frente sem ser pego de surpresa com um problema mais grave

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.