Getting your Trinity Audio player ready...
|
Orientações foram passadas por especialistas do HMA
Médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA 24 horas) participaram de uma orientação sobre as causas cirúrgicas de dores abdominais em crianças.
As médicas cirurgiãs-pediátricas do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Dra. Joyce Lisboa Freitas e Dra. Nyrla Yoshie Yano Gomes, discutiram os fatores peculiares à população pediátrica para o reconhecimento de possível condição cirúrgica e a importância do encaminhamento rápido para o HMA em casos mais graves.
Na capacitação foram apresentadas as principais causas de dores abdominais em crianças, como pode ser feito o diagnóstico, os exames clínicos e identificar os casos possíveis de intervenções cirúrgicas.
“Há muitas causas de dor abdominal que só podem ser resolvidas com cirurgia. A primeira avaliação é feita na própria UPA, pois é uma unidade de porta aberta. Os exames laboratoriais e raio-x podem ajudar nesse diagnóstico, porém de maneira nenhuma substituem a avaliação médica, por meio de uma boa história clínica e do exame físico minucioso” explicou Dra. Joyce Lisboa Freitas.
Para a médica da UPA, Malba Sousa Fonseca, as informações apresentadas vão garantir um atendimento melhor aos pacientes. “Muitas crianças são atendidas aqui na UPA. Essa palestra foi boa, pois as nossas dúvidas foram solucionadas”, pontua.
“Essas informações vão garantir uma identificação mais rápida no quadro clínico do paciente e, se necessário, faremos esse encaminhado ao HMA com mais eficiência”, destaca a médica Pollyana Reis Alves.