Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dinâmica do retrato-espelho chamou a atenção das colaboradoras
As mulheres são maioria no quadro de colaboradores do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, ocupando cargos em todos os níveis. Neste mês, a Instituição as homenageou em todas as unidades que gerencia no país. Uma delas a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, onde a psicóloga do Trabalho, Adriélica Fernandes, realizou a dinâmica do espelho-retrato.
“O propósito foi incentivar um momento de autorreflexão e valorização sobre o próprio papel, tanto na vida pessoal, quanto na profissional”, explicou a Adriélica.
A dinâmica
A dinâmica funcionou da seguinte forma: a psicóloga entregou uma caixa para a primeira participante e explicou que dentro tinha a foto de uma das profissionais presentes. Ela teria que falar o que acha da pessoa retratada, o que admira nela e quais os pontos fortes.
Até aí, tudo normal, só que a parte surpreendente é que dentro da caixa tinha um espelho.
“A dinâmica foi repetida com todas as colaboradoras do grupo. No final foi realizado um feedback fomentando a importância do autocuidado, potencializando o empoderamento feminino”, destacou a psicóloga.
A enfermeira do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde na UPA, Déborah Barbosa, adorou.
“Foi uma dinâmica maravilhosa e, por meio dela, vimos o quanto é difícil olhar para a nossa imagem e falar das nossas qualidades, de nos auto-elogiar. No final, nós percebemos o quanto somos fortes, guerreiras, felizes e amadas”, finalizou a enfermeira.