Getting your Trinity Audio player ready...
|
O encontro reuniu profissionais da UPA e HMA e focou na prevenção de acidentes de trabalho
Durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizada na Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA 24 horas) e no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), os colaboradores acompanharam palestras sobre vários temas relacionados à saúde do trabalhador.
A SIPAT é promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e pelo Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão das duas unidades.
Os destaques da edição deste ano foram as orientações sobre a alimentação saudável, infecções sexualmente transmissíveis e a importância da imunização dos colaboradores da área da saúde.
Alimentação saudável
Ministrada pelo nutricionista do ISAC, Eduardo Campos, a palestra sobre alimentação falou da importância de manter um estilo de vida saudável, preferindo o uso de alimentos naturais e deixando de lado os processados e os ultraprocessados.
“Destaquei o caso do colesterol para desmistificar a ideia de que ele não é só um vilão e o quão é importante é para o corpo humano. Abordamos também sobre a necessidade do equilíbrio alimentar e a prática da atividade física”, destaca.
Infecções sexualmente transmissíveis
As infecções sexualmente transmissíveis (ITS) também foram temas de orientações na SIPAT. Segundo a enfermeira Paula Thatyany, especialista em Enfermagem do Trabalho, a principal orientação é quanto as formas de prevenção.
“São várias infecções que podem ser transmitidas, como hepatites virais e HIV, mas que podem ser evitadas por meio do uso do preservativo e os cuidados com o compartilhamento de objetos perfuro-cortantes”, frisa.
Imunização dos colaboradores
Atuar em um ambiente hospitalar requer muitos cuidados aos colaboradores e um deles é a imunização por meio de vacinas. A palestra de Samilla Carvalho, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, solucionou uma série de dúvidas quanto à imunização.
A coordenadora tratou sobre o calendário vacinal, como funciona a forma de distribuição de vacinas, as 18 vacinas disponíveis nas unidades de saúde de Araguaína, que previne mais de 25 tipos de doenças, e a exigência da apresentação do cartão de vacinação para contratação de profissionais nas empresas.