Getting your Trinity Audio player ready...
|
A meta é prestar o melhor atendimento possível, unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente.
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, em parceria com a Empresa Júnior da Faculdade Católica Dom Orione, realizou com todos os colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) um treinamento sobre a importância das diversas áreas de humanização dentro do ambiente de trabalho e na vida dos profissionais.
A palestra foi ministrada pela professora e supervisora da Empresa Júnior, Miriam Mendes Costa. Os colaboradores começaram um bate papo sobre o que é a humanização e no que isso ajuda na vida de cada um.
“Muita gente já escutou essa palavra, mas pouca gente coloca em prática. O nosso objetivo foi deixar uma mensagem de reflexão para cada um no que diz respeito à humanização, seja com o colega de trabalho, com o paciente ou com a sua vida social,” disse e professora.
Humanização
O processo de humanização implica em um aspecto de melhoria na relação dos seres humanos, pois é um bom caminho para aperfeiçoar as suas aptidões por meio da interação com o meio e as pessoas que o envolvem.
O principal objetivo desse processo dentro da empresa é fornecer um melhor atendimento, unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente. A comunicação é uma das principais ferramentas para o progresso de humanização.
Jesimir Araújo Gomes trabalha na área de observação da UPA e destaca que o momento de reflexão na palestra fez com que ela pensasse em atitudes que poderiam ser melhores para o seu ambiente de trabalho.
“Acabei observando mais como nós somos no local de trabalho. Passamos mais tempo aqui do que com a nossa família, então, um ‘bom dia’ com vontade ou uma gentileza são mais que fundamentais para os pacientes e para os colegas. Às vezes o paciente só quer ser ouvido”, enfatiza.
Empresa Júnior
A empresa é um espaço de aprendizagem, onde os alunos desenvolvem métodos em prol da comunidade. A parceria teve como objetivo passar treinamento, palestras, consultorias e realizar uma discussão sobre temas do cotidiano para o HMA e a UPA.