Getting your Trinity Audio player ready...
|
Treinamento colocação de EPI
Profissionais da UPA também receberam a mesma instrução
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC promoveu entre dias 5 e 7 de maio, no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), um treinamento teórico e prático sobre a colocação, uso e retirada do Equipamento de Proteção Individual – EPI. A instrução fez parte de uma série de outras que tem como objetivo proteger seus profissionais diante o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
Assim como os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Araguaína Sul, que passaram pelo mesmo treinamento no mês passado, os profissionais da saúde estão na linha de frente e precisam estar protegidos, pois fazem parte da infraestrutura de resposta a esta pandemia.
“Nosso foco foi treinar e reforçar a questão da biossegurança com os colaboradores, principalmente quanto à técnica correta para retirada do EPI após contato com o paciente positivo para Covid-19 “, explicou a enfermeira coordenadora do SCIH, Amanda Brogin.
“Em todo o processo, o momento mais delicado é o da retirada do equipamento de proteção, que é quando acontece a maior parte das contaminações dos profissionais de saúde”, finalizou a coordenadora.
A utilização de EPI é obrigatória:
•
Para todos os profissionais de saúde que prestam assistência direta ao paciente, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e etc.
•
Toda a equipe de suporte cuja entrada no quarto, enfermaria e área de isolamento é necessária.
•
Os profissionais de laboratório, durante coleta, transporte e manipulação de amostras de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19.
•
Familiares e visitantes que tenham contato com pacientes com suspeita ou confirmação de infecção.