Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA24H participaram de um treinamento sobre Notificações de Meningites (Monitoramento e Recomendações para Manejo de Casos Suspeitos e Confirmados de Meningite) com a área técnica de Vigilância Epidemiológica Municipal e Gerência Técnica do Programa das Meningites/SESAU-TO, representada pela enfermeira, Aurystela Dhamblea.
Meningite
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada, principalmente por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e do resfriado. Entretanto, a bacteriana é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Quando causada pela Neisseriameningitidis, pode causar inflamação nas meninges, infecção generalizada (meningococcemia) e requer bastante cuidado pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a danos no cérebro mais grave, deixando sequelas.
No Brasil, a doença meningocócica é endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país. Os coeficientes de incidência têm se mantido estáveis nos últimos anos, com aproximadamente 1,5 a 2,0 casos para cada 100.000 habitantes. A doença acomete indivíduos de todas as faixas etárias, porém aproximadamente 40 a 50% dos casos notificados ocorrem em crianças menores de 5 anos de idade. (Secretária da Saúde – Governo do Estado do Tocantins)