Colaboradores da UPA e HMA aprenderam linguagem de sinais

Getting your Trinity Audio player ready...

O objetivo da instrução é oferecer um melhor atendimento para pacientes deficientes auditivos

Uma manhã com instruções diferentes marcou a rotina dos colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Isso porque eles aprenderam a se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais – Libras

Segundo Síntia Barros, analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, o objetivo do treinamento foi promover a inclusão e melhorar o atendimento aos deficientes auditivos atendidos no HMA e UPA.

Uma grande novidade

A equipe de recepcionistas, enfermeiras e técnicas em enfermagem abriram a mente para uma linguagem nova, a dos sinais. Responsável pela instrução, a acadêmica do curso de Letras e Libras na UFT, Kelly Cristina Lopes, contou com a ajuda de Elias Rosa Cordeiro, surdo e acadêmico do curso de Letras. A palestrante agradeceu pela recepção calorosa e a intensa vontade de aprender demonstrada pelos presentes.

“Eu aprendo mais com vocês do que vocês aprendem comigo. Ensinar Libras para mim é algo muito gratificante, a interação demonstrada mostrou o quão empenhados estavam os colaboradores”.

Quem chegou atrasado na sala era surpreendido com um “bem-vindo” com a linguagem de sinais. Mesmo sem entender nada, era possível ver o empenho em aprender uma língua nova e ser ainda mais útil para a comunidade, um gesto que, de forma genuína, vinha direto do coração dos colaboradores.

Preparação

A enfermeira Lúcia Tamara Sousa destacou a importância de não se prender somente ao que é ensinado na faculdade, mas estar aberta a todo tipo de novas possibilidades.

“Quando chegar pacientes que sejam deficientes auditivos, saberemos nos comunicar com eles, assim daremos mais qualidade na assistência”, disse.

Lúcia comentou que já chegou a atender pacientes surdos. “É bem difícil quando eles vêm desacompanhados, mas com as explanações recebidas, acredito que nosso atendimento irá melhorar bastante.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.