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O objetivo da instrução é oferecer um melhor atendimento para pacientes deficientes auditivos
Uma manhã com instruções diferentes marcou a rotina dos colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Isso porque eles aprenderam a se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais – Libras
Segundo Síntia Barros, analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, o objetivo do treinamento foi promover a inclusão e melhorar o atendimento aos deficientes auditivos atendidos no HMA e UPA.
Uma grande novidade
A equipe de recepcionistas, enfermeiras e técnicas em enfermagem abriram a mente para uma linguagem nova, a dos sinais. Responsável pela instrução, a acadêmica do curso de Letras e Libras na UFT, Kelly Cristina Lopes, contou com a ajuda de Elias Rosa Cordeiro, surdo e acadêmico do curso de Letras. A palestrante agradeceu pela recepção calorosa e a intensa vontade de aprender demonstrada pelos presentes.
“Eu aprendo mais com vocês do que vocês aprendem comigo. Ensinar Libras para mim é algo muito gratificante, a interação demonstrada mostrou o quão empenhados estavam os colaboradores”.
Quem chegou atrasado na sala era surpreendido com um “bem-vindo” com a linguagem de sinais. Mesmo sem entender nada, era possível ver o empenho em aprender uma língua nova e ser ainda mais útil para a comunidade, um gesto que, de forma genuína, vinha direto do coração dos colaboradores.
Preparação
A enfermeira Lúcia Tamara Sousa destacou a importância de não se prender somente ao que é ensinado na faculdade, mas estar aberta a todo tipo de novas possibilidades.
“Quando chegar pacientes que sejam deficientes auditivos, saberemos nos comunicar com eles, assim daremos mais qualidade na assistência”, disse.
Lúcia comentou que já chegou a atender pacientes surdos. “É bem difícil quando eles vêm desacompanhados, mas com as explanações recebidas, acredito que nosso atendimento irá melhorar bastante.