Colaboradoras da UPA de Araguaína participam de bate-papo sobre o câncer de colo do útero

Getting your Trinity Audio player ready...

A forma mais segura de detecção da doença é o exame preventivo

O câncer do colo do útero é o quarto tumor maligno mais frequente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, o de mama e colorretal. A boa notícia é que, quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial, a pessoa tem mais de 90% de chances de cura.

Com o objetivo de orientar as colaboradoras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína, no Tocantins, o Grupo de Trabalho Humanizado do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania preparou uma palestra sobre a doença.

A enfermeira Maria Aline Leite falou sobre comportamentos de risco, medidas preventivas, sinais e sintomas, além da importância da detecção precoce da doença, diagnóstico e tratamento.

“As alterações provocadas pelo câncer de colo de útero são descobertas facilmente no exame preventivo, o papanicolau. Quando isso acontece de forma precoce, as chances de cura da paciente aumentam bastante”, destacou a enfermeira.

O bate-papo com as colaboradoras despertou nelas o interesse pela prevenção. A participação ativa foi elogiada pela palestrante. “As meninas perguntaram bastante e ninguém foi para casa com dúvidas”, pontuou.

Vacina contra o HPV

Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano, o HPV.

Em 2014, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal para meninas de 9 a 13 anos a vacina tetravalente contra o HPV. A partir de 2017, a mesma vacina foi estendida para as adolescentes com até 14 anos.

A vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.