Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradores do HMA e UPA Anatólio Dias promovem ação social para ajudar as crianças que buscam atendimento nas unidades
Sabe aquele ditado “se Maomé não vai a montanha, a montanha vai até Maomé” ? Foi assim que surgiu a campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças/pacientes do HMA – Hospital Municipal de Araguaína.
Essa foi uma proposta para não deixar passar o Dia Das Crianças em branco, durante a pandemia. Com a necessidade do distanciamento social, a brinquedoteca do hospital “Paraíso das brincadeiras” teve que ser fechada, temporariamente. E a campanha de arrecadação de brinquedos do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania surgiu como uma alternativa para manter a brincadeira presente no dia a dia das crianças internadas no hospital.
“A ação de entrega de brinquedos vem justamente para tentar amenizar esse momento que a criança passa aqui. Estamos empenhados em interagir com os pacientes da forma mais positiva possível”, destacou o diretor administrativo do HMA, José Waldemar.
A ação carregada de significado levou alegria, música e sorrisos para os quartos do hospital. Os colaboradores participaram da ação e levaram presentes e muita música para os pequeninos e seus acompanhantes.
“O importante é compartilhar a alegria com as crianças que estão passando por esse momento tão difícil, porque por menor que seja o motivo da internação, para elas é complicado ficar longe da família, dos amiguinhos, então o que pudermos fazer para melhorar a experiência delas durante a internação, nós faremos”, enfatizou Síntia Barros, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPES.
Período de internação
A terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique, explicou que o período de hospitalização é muito complexo para a criança, que deixa de fazer muitas atividades, entre elas, brincar.
“A criança precisa de um novo significado para o ambiente hospitalar, para deixar de ver o hospital como algo ruim, mas sim como um lugar que vai trazer benefícios. O papel desempenhado por essas campanhas é muito importante, tanto para os pais, como para a criança, pois mostra que a equipe tem um olhar humanizado, uma preocupação direcionada”, pontuou Jéssica.
Criança tem que brincar!
“O brincar, o lúdico, ajuda os pequeninos a expressar seus sentimentos, seus medos, um recurso do enfrentamento da criança frente aos impactos da hospitalização”, destacou a psicóloga do HMA, Dra. Nayana Brunio.
Agora dono de uma bola novinha em folha, o pequeno Kauã ficou sem palavras diante da surpresa. Ângela Silva de Sousa, mãe do paciente, conta que a atitude foi importante para o filho.
“Quando uma criança está hospitalizada, ela acaba perdendo o contato com os amiguinhos, deixa de brincar e fica triste. Aí quando aparece essas coisas, elas ficam alegres. Então eu achei ótimo esse tipo de atitude”, finalizou Ângela.
Na UPA Anatólio Dias, além da entrega dos brinquedos, também foram doadas máscaras de super heróis. Lá, a programação contou com a presença do Isaquinho, mascote do ISAC.
Mobilização nacional
A campanha de doação de brinquedos foi realizada nacionalmente pelo ISAC, que administra o HMA e a UPA Anatólio Dias. Além dessas duas unidades, todas as outras geridas pelo Instituto arrecadaram brinquedos para doar às crianças e, assim, levar alegria durante e após o período de internação.