Getting your Trinity Audio player ready...
|
O encontro foi conduzido pelo CCZ, que orientou os colaboradores a respeito da Dengue, Zika e Chikungunya e outras doenças
Colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína participaram de palestras de orientações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína (CCZ), em parceria com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelas gestões das duas unidades.
O período de chuvas é o que mais facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por isso a importância de redobrar a atenção para essas doenças. Além de transmitir a Chikungunya, Zika e Dengue, o mosquito também prolifera outras doenças.
Redução de casos
De acordo com um levantamento do CCZ, o número de casos confirmados dessas doenças, em Araguaína, teve queda de 2017 para 2018.
Para Dengue, a diminuição foi de 70%, saindo de 1243 para 372. Sobre a Zika, a queda foi de 96%, de 143 confirmados para apenas 6. Em relação à Chikungunya, a redução foi de 93%, caindo de 501 para 35.
Orientação
“As informações foram muito importantes, pois garantem mais conhecimento a esses profissionais que lidam diretamente com pacientes. É uma forma até de ajudá-los passando informações sobre a transmissão, tratamento e o foco”, destacou Mariana Parente, coordenadora do CCZ.
Para Thainá Borges Leal, coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), a ação do ISAC e CCZ garante uma formação continuada dos colaboradores.
“Foram mostrados os principais assuntos dessas três doenças. Devemos nos preocupar muito com elas, pois estamos no período chuvoso, quando os casos têm a tendência de aumentarem”, afirmou.
“Gostei muito da palestra, foi bem explicativa e aprendi muitas coisas interessantes sobre o perigo do mosquito Aedes”, disse Bruno Brito, assistente administrativo.
Combate ao foco
A principal orientação dada pelo CCZ é para que as pessoas evitem deixar caixas d’água destampadas. A limpeza em calhas também é importante para evitar o acúmulo de água. Quem tem plantas em casa não pode esquecer de colocar areia nos pratinhos. Garrafas e baldes devem ser guardados de cabeça para baixo.