Em 10 meses, UPA, HMA e AME têm avanços estruturais e de gestão

Getting your Trinity Audio player ready...

 

No balanço apresentado pelo ISAC, gestora das unidades, há também os desafios e serem superados em cada unidade

Diretores do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, organização social que gere o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), apresentaram, na última sexta-feira (15), um balanço das atividades desenvolvidas, investimentos e desafios no período entre maio de 2018 e fevereiro de 2019.

O encontro contou com a participação autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, órgãos de controle externo, conselhos sociais e imprensa.

A diretora geral das unidades, Maria Dulcimary, destacou a importância do balanço para a sociedade.

“Apresentamos os avanços em 10 meses de gestão com todas as dificuldades e limitações que tivemos, especialmente em relação aos repasses financeiros, mas conseguimos avançar muito em relação aquilo que foi proposto inicialmente, oferecendo um serviço de qualidade para a comunidade de Araguaína e região”, disse.

UPA

A unidade com maior fluxo de pacientes gerida pelo ISAC teve avanços estruturais e de gestão importantes para assegurar qualidade e comodidade dos usuários. Entre os principais investimentos feitos estão:

Implantação da Classificação de Risco (Protocolo de Manchester)
Aquisição e operacionalização do Equipamento Trius;
Construção da Farmácia e Central de Abastecimento da Farmácia
Sistema de Informação Integrado;
Sistema de senhas com voz e monitor;
Adequação e reforma nos consultórios;
Adequação da Sala de RX;
Implantação da sala de ECG;
Aquisições de móveis e equipamentos;
Melhoria do clima organizacional (relacionamento com funcionários, fornecedores e prestadores).

O encontro também foi um espaço importante para reconhecer os pontos de melhorias e propor projetos para resolução:

Instabilidade do repasse financeiro do contrato;
Melhoria da infraestrutura e ampliação da recepção para separação dos fluxos;
Estacionamento para funcionários;
Isolamento da área de urgência e emergência.
Adequação para mudança de porte e opção da UPA e ampliação da capacidade de atendimento

Poder público

O Chefe de Gabinete, Wagner Rodrigues, e secretário municipal da Saúde, Jean Coutinho, participaram do encontro e concordaram que os esforços de Prefeitura e ISAC são pela qualidade e eficiência no serviço para o usuário, e avaliaram positivamente a gestão do instituto.

“No curto período de dez meses, houve avanços muito positivos, muita modificação no serviço, na adequação de fluxo, melhorias no atendimento, além da adequação e operacionalização da UTI Pediátrica”, pontuou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gipão, disse estar satisfeito com a atuação do ISAC na gerência das unidades de saúde.

“Nós sabemos que a gestão pública tem que ter participação do município, do Estado e do Governo Federal. Às vezes por alguma deficiência de recurso e repasse, o trabalho acaba dificultado, porém, mesmo com esses problemas, o contexto geral é bem positivo, é produtivo, tanto o trabalho da instituição, quanto o esforço individual de cada profissional em atender a comunidade”, disse.

Agnaldo da Silva Teixeira, conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, comentou que já teve experiência com gestões anteriores e elogiou a atuação do ISAC.

“Nossa UPA, em relação à organização anterior, melhorou na faixa de 60%. Ainda temos muito a melhorar. Se os repasses forem feitos regularmente, vamos ter uma UPA de acordo com o perfil da portaria 10, o sonho de todo araguainense quer ter”, explicou o conselheiro.

HMA

O Hospital Municipal de Araguaína, referência pediátrica para toda a região norte do Tocantins, também recebeu investimentos importantes e de destaque, como a operacionalização da UTI Pediátrica.

Mudança do AME para o UNITPAC (oferta de 100% das especialidades previstas em contrato);
Implantação de mais 10 leitos de retaguarda com reforma e adequação de mais duas enfermarias;
Implantação de Usinas de O2 e Ar Medicinal;
Reforma da Cozinha;
Reforma da Estabilização;
Reforma da Recepção;
Climatização de quatro enfermarias;
Adequação de espaço para acolhimento dos pais dos pacientes da UTI Pediátrica;
Implantação da Cirurgia Pediátrica (Especialistas);
Novas especialidades para suporte ao Hospital (Oncopediatria, Gastropediatria, Cirurgia Pediátrica, entre outras).

A unidade também tem desafios a serem superados.

Infraestrutura antiga;
Instabilidade do repasse financeiro do contrato;
Climatizar 100% das enfermarias;
Realizar pintura e reforma das enfermarias (projeto em curso)
Implantação do Lactário (em andamento);
Projeto “Adote uma enfermaria”.

Busca pela certificação ONA

Durante o encontro, a diretora Maria Dulcimary explicou que o ISAC está em busca da certificação ONA para a UPA.

“Todos os projetos geridos pelo ISAC buscam a acreditação ONA, como demonstrativo de excelência de gestão e qualidade dos serviços de saúde aos usuários do SUS. Nenhuma unidade de saúde na região norte possui tal certificação”, finalizou a diretora.

A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.