Getting your Trinity Audio player ready...
|
O encontro faz parte do ciclo educação permanente promovido pelo ISAC
Todas as segundas-feiras, médicos Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Ambulatório Municipal de Especialidades – AME, unidades geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, são convidados a participar de palestras e mini treinamentos com foco na atualização de conhecimentos. No último dia 25, o tema abordado foram as drogas vasoativas.
“São as drogas que administramos em situações de pacientes críticos, que precisam de um suporte tanto de pressão arterial, quanto de aumento da contração cardíaca. São medicações geralmente usadas em situações de crianças mais graves e o pediatra precisa ter domínio, já que são necessárias para manter a vida do paciente”, destacou o palestrante e coordenador da UTI Pediátrica, Dr. Márcio Miranda Brito.
As drogas vasoativas apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, de forma direta ou indireta, atuando em pequenas doses e com respostas de efeito rápido e curto.
Instrução aprovada
A médica da UPA, Dra. Juliana Gundim, considerou o treinamento muito válido, já que todos os médicos, uma hora ou outra, recebem pacientes urgentes.
“Quando é um paciente pediátrico, ele requer muito mais cuidados do que um adulto, as doses são diferentes pelas contas que temos que fazer, então a responsabilidade é ainda maior. Essas reuniões estão sendo muito boas e construtivas, porque são debates do nosso dia a dia, são assuntos que nós, como médicos, precisamos”, destacou.
“O ciclo de educação permanente proposto pelo instituto é pensado na qualidade assistencial e segurança do paciente. A atualização dos profissionais de saúde é um dos pilares do ISAC”, explicou o gerente de Assistência e Qualidade do ISAC, Dr Vinícius Menezes.