Getting your Trinity Audio player ready...
|
Treinamento faz parte do projeto de capacitações continuadas para médicos e enfermeiros idealizado pelo ISAC
Os profissionais do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) participaram de uma capacitação ministrada pela médica intensivista pediátrica, Aliandra Orlandino, e pelo médico cardiologista e ecocardiografista Márcio Brito, coordenador da UTI pediátrica do HMA. Eles apresentaram um vídeo com o passo a passo do processo do reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória.
“O curso foi uma oportunidade de reciclagem teórica e prática do atendimento à parada cardiorrespiratória, realizado nos moldes da American Heart Association. O treinamento visa capacitar toda equipe para atendimento de maneira rápida, uniformizada e sistemática nos eventos agudos e graves”, destacou Dr. Márcio.
No caso de crianças, a RCP deve ser feita com massagem cardíaca e ventilação, diferentemente de como é feita nos adultos, onde não há essa ênfase. Dra. Aliandra Orlandino ressaltou a importância do trabalho em equipe.
“Nesse encontro, nós mostramos na prática tudo aquilo que os profissionais muitas vezes tiveram acesso apenas no curso e não presenciaram na prática. É tudo uma questão de trabalhar em equipe, troca de conhecimento sobre situações vivenciadas por nós”.
Para o diretor técnico do HMA, Luiz Flávio Quinta, todos os assuntos discutidos com os profissionais nos treinamentos são de grande importância para todas as áreas da medicina.
“A Medicina vem evoluindo constantemente e nesse processo tem sempre algo novo, que precisa ser estudado. Com o tempo, acabamos esquecendo algumas coisas, isso é natural. Então a educação médica continuada é importante pra isso, para nos atualizarmos sobre todos os métodos além de trocarmos conhecimentos com quem vivencia o assunto na prática”, finaliza.