Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estudar, aprender e colocar em prática, essas três ações, juntas, podem formar bons profissionais em muitas profissões, mas na medicina, não se pode parar de aprender assuntos novos ou atualizar procedimentos vistos poucos meses antes.
Por isso, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu para seus médicos na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, um treinamento de reforço sobre o Protocolo de Dor Torácica e cadeia medicamentosa dentro da unidade.
O Protocolo de Dor Torácica é uma ferramenta usada para à tomada de decisão na UPA, para identificação de 25% dos portadores de SCA – Síndrome Coronária Aguda (SCA), ou DAC – Doença Arterial Coronariana, que seriam liberados sem diagnóstico correto.
“Nosso foco é identificar se o paciente terá um infarto em menos de dez minutos, dando total assistência a ele nesse período. A identificação acontece pela triagem, o paciente chega com a queixa, as meninas da enfermagem já acionam o eletrocardiograma, logo direcionando o paciente para atendimento médico”, destaca a diretora técnica da UPA, Juliana Alves da Silva.
O treinamento foi dividido em duas partes, na segunda a coordenadora de farmácia da UPA, Sara Souza Maranhão, falou sobre o protocolo medicamentoso da unidade.
“Abordei a importância da análise técnica de prescrição que é responsabilidade do farmacêutico, a segurança do paciente e um atendimento com qualidade”, completa Sara.
Todos esses treinamentos de atualização visam aumentar a qualidade no tratamento do paciente e dar a ele um atendimento mais humanizado.
“Essas instruções são muito importantes para melhorar a qualidade do atendimento e também para repensarmos sobre o impacto da nossa prescrição tanto para qualidade da instituição quanto para qualidade de vida do paciente”, finaliza a médica Aline Marques Ribeiro Dias.
A UPA Anatólio Dias Carneiro é uma unidade gerida pelo ISAC e custeada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal.