Getting your Trinity Audio player ready...
|
A doença é crônica, mas o tratamento pode aliviar os sintomas
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro uma palestra pelo Fevereiro Roxo de conscientização sobre a fibromialgia.
O enfermeiro Madson Alan Santana, do GTH – Grupo de Trabalho Humanizado da unidade, conversou com os usuários sobre a doença, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento para aliviar a dor.
“A fibromialgia é uma doença que ainda não tem a causa confirmada, mas tem alguns pontos em comum como a fadiga, noites de sono não reparadoras e o estresse. Se a pessoa apresentar dores no corpo por muitos dias ou essa dor for muito intensa, ela deve procurar atendimento em um local de urgência e emergência. Nesse caso, a UPA de Araguaína”, destaca o enfermeiro.
O que é a fibromialgia
A fibromialgia é uma doença crônica e incurável que tem como característica a presença de dores musculares generalizadas, que duram mais de três meses e que não apresentam inflamação nos locais de dor. A doença vem acompanhada de sintomas como cansaço e um sono que não se recupera.
Muitos dos pacientes acometidos pela fibromialgia se queixam de problemas de memória e concentração. Também pode haver distúrbios do humor, como depressão e ansiedade.
A fibromialgia pode aparecer em pacientes com outras doenças reumáticas, como a lúpus e a artrite reumatoide, o que muitas vezes dificulta na completa melhora deles.
O tratamento deve ser indicado pelo médico o quanto antes, para que os sintomas sejam controlados ou retardados, dando uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Conheça o GTH
O Grupo de Trabalho Humanizado da UPA é composto por uma equipe de profissionais da unidade que estabelecem metas, planos e ações, que são realizados com o objetivo de promover atividades positivas para colaboradores, usuários, pacientes e acompanhantes.
Matheus Felipe Medrado Dias é integrante do GTH e explica como funciona a dinâmica da escolha de ações.
“Nos juntamos todos os meses para escolher os temas que vamos trabalhar durante o mês. São quatro temas. Então, a cada semana nós desenvolvemos um deles”, pontua Matheus.
A UPA Anatólio Dias Carneiro é uma unidade gerida pelo ISAC e custeada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal.