UPA ou UBS, em quais situações devo buscar atendimento em cada unidade?

Getting your Trinity Audio player ready...

Buscar a unidade de saúde correta agiliza no processo de atendimento

Qualquer pessoa está sujeita a uma situação de emergência relacionada a saúde. É compreensível que, em momentos difíceis, manter a calma deixe de estar no topo das prioridades emocionais, principalmente na hora de decidir a quem pedir ajuda.

“Devo recorrer a quem no caso de uma fratura, dor de cabeça, febre alta ou para continuar o acompanhamento da pressão alta? A UPA – Unidade de Pronto Atendimento ou a UBS – Unidade Básica de Saúde?”

É bastante comum que as pessoas se confundam na hora de procurar atendimento médico. Por isso, é importante saber qual a extensão de serviços que são ofertados em cada unidade.

UPA

Em Araguaína, a UPA Anatólio Dias Carneiro é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, sendo custeada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal.

A unidade funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão (alta ou baixa), febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

É um serviço de alta-complexidade que está ligadodiretamente ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na unidade, o paciente será apenas estabilizado, a internação deve ser feita em uma unidade de saúde mais especializada.

A UPA tem capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar mais de 90% dos pacientes.

“A UPA de Araguaína é de Porte 2. Temos a capacidade de atender até 300 pessoas por dia. As instalações estãopassando por uma obra de revitalização. Quando tudo estiver pronto, poderemos pedir uma readequação no Porte, evoluindo para o 3, aumentando a nossa capacidade em 50%”, destaca Sivanilda Mariano, diretora administrativa da UPA.

UBS

A UBS é porta de entrada do Sistema Único de Saúde, realizando atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. A UBS contribui para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

O usuário deve recorrer à UBS durante o pré-natal, para acompanhamento de hipertensos, diabéticos e outras doenças como tuberculose e hanseníase. A unidade tem capacidade para atender e tratar cerca de 80% dos problemas de saúde dos usuários.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.