Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em caso de acidentes, a orientação é lavar o local com água corrente e procurar ajuda médica urgente
“A fogueira tá queimando, em homenagem a São João”. A letra da música de Luiz Gonzaga reflete bem o espírito junino do sexto mês do ano.
A pandemia provocada pelo coronavírus tirou a chance de dançar a quadrilha pelo segundo ano consecutivo, mas muitas pessoas celebraram a data acendendo fogueiras no quintal de casa ou soltando fogos de artifícios para celebrar as festividades.
Acontece que esse tipo de ação pode provocar acidentes com queimaduras leves ou graves. Para conscientizar a população sobre esse perigo, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania preparou uma palestra para pacientes que aguardavam atendimento no HMA – Hospital Municipal de Araguaína e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro.
Olha a queimadura!
A enfermeira Rosana Saraiva foi a responsável por compartilhar as informações e alertas de segurança para o público.
“Nossas principais orientações são de que, em caso de queimaduras, lave a área afetada com água corrente, evite utilizar pomada ou outras substâncias no local do ferimento e procure atendimento na unidade de saúde mais próxima para receber orientações e cuidados médicos”, destacou Rosana.
Os pacientes infantis internados no HMA também participaram da programação. A participação deles teve como objetivo torná-los multiplicadores de informações. A ideia é que eles avisam os amiguinhos e familiares sobre as medidas preventivas para acidentes por queimaduras.
Para o público mais velho, a palestra foi realizada na sala de espera do HMA e UPA. Os pacientes escutaram atentamente as informações e aproveiraram para tirar as dúvidas sobre o assunto.
“Aos adultos, fica o incentivo de evitar o fácil acesso das crianças a fósforos, produtos inflamáveis e ferros de passar roupas. Queremos preservar vidas”, finaliza a enfermeira.