Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mesmo durante a pandemia, as unidades mantiveram os serviços ativos e com reforço frequente dos protocolos de segurança ao paciente e colaborador
O ano de 2020 foi atípico para toda a sociedade, especialmente para o setor da saúde, que ficou na linha de frente de combate à covid-19. Mesmo diante desse desafio, as unidades de saúde geridas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no Tocantins mantiveram o atendimento à população ativo, reforçando as medidas de segurança nas suas rotinas e fluxos.
O HMA – Hospital Municipal de Araguaína e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro registraram, juntos, quase 60 mil atendimentos e mais de 130 mil procedimentos ao longo do ano, entre exames de análises clínicas e por imagem, internações, cirurgias, consultas e atendimento de urgência e emergência.
“O sistema de saúde não parou um minuto sequer. Fizemos muitas adequações em pleno funcionamento. Treinamos diariamente nossas equipes e reforçamos a segurança do paciente, tudo para garantir uma assistência segura e qualificada à população”, explica o diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína, Waldemar Cardoso.
HMA
Referência no atendimento pediátrico para toda a macrorregião norte do Tocantins, com oferta de cirurgia cardíaca infantil e UTI Pediátrica, o HMA realizou mais de 690 consultas ao longo de 2020, além de 3.559 exames de raio-x, 1.271 exames por imagem, mais de 72 mil exames de análises clínicas, 1.359 internações e 424 cirurgias.
“A unidade ainda disponibilizou leitos específicos de UTI e enfermaria para os casos de covid-19 em crianças. Também orientamos nossas equipes para lidar com todas as situações possíveis relativas à pandemia”, reforça Waldemar.
Pronto atendimento
Na UPA Anatólio Dias Carneiro, o atendimento a pacientes com coronavírus foi reforçado com a criação de um anexo, permitindo, assim, o isolamento dos usuários em relação a outros tipos de atendimento. O espaço funciona onde antes era uma Unidade Básica de Saúde, ao lado da UPA.
Mesmo com a divisão dos serviços, em 2020, a unidade obteve a marca de mais de 58.700 atendimentos. Foram mais de 7.600 exames de raio-x, 2.325 exames por imagem e 50.575 exames de análises clínicas.
Satisfação dos usuários
Durante todos os meses de 2020, o ISAC conduziu pesquisas de satisfação com os usuários das unidades. A coleta é feita pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
No HMA, cerca de 260 pessoas foram ouvidas e o índice de aprovação médio foi de 97,21%.
Já na UPA, a pesquisa coletou a opinião de 3.900 usuários e alcançou uma aprovação média de 98,40% dos serviços prestados.
Os registros podem ser feitos por meio de formulários online, urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp e pesquisa in loco.