Getting your Trinity Audio player ready...
|
A programação de palestras reforçou as práticas de segurança utilizadas no dia a dia das unidades
Organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e pelo SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, a 4° SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho promoveu ações variadas e muito conhecimento aos colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Hospital Municipal de Campanha – HMC e Unidade de Pronto Atendimento – UPA entre os dias 23 e 27 de novembro.
A semana de atividades incluiu palestras, dinâmicas, blitz, orientações, bate papos e treinamentos. A 4° SIPAT do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, Tocantins, reforçou para os colaboradores o que já acontece durante todo o ano, a importância do desempenho seguro do trabalho em saúde.
“Nosso principal objetivo foi de orientar e conscientizar os colaboradores da importância de manter ações seguras de forma a evitar os acidentes no local de trabalho. Cada um é capaz de contribuir um pouco para transformar o ambiente profissional em um local seguro para todos”, destacou a técnica de Segurança do Trabalho, Maria de Fátima Nobre.
Programação
A palestra com o gerente de enfermagem Adriano Rocha e a enfermeira Cristina Alves teve como tema “Como posso prevenir acidentes de trabalho”.
“A gente focou em primeiros socorros de forma bem prática para o dia a dia. Se o colaborador presenciar alguma situação de emergência, ele vai saber dar o suporte de vida necessário até que os paramédicos cheguem”, contou Adriano.
O psicólogo Thenardy Vieira Capurro abordou a “Saúde mental no trabalho em tempos de pandemia”.
“Foi um bate papo muito produtivo e que ensinou aos presentes sobre a importância de policiar o desgaste emocional, para evitar o esgotamento mental”, disse.
A equipe do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, de Araguaína, representado pela enfermeira Jaciara Araújo, falou sobre “A percepção da equipe multidisciplinar frente aos agravos de saúde do trabalhador”.
“Escolhemos por um bate papo voltado para o conhecimento que nossos profissionais têm em relação aos principais motivos de agravos para a saúde do trabalhador”, explicou Jaciara.
Durante palestra online, o gerente de Assistência e Qualidade do ISAC, Dr. Vinicius Menezes, falou sobre “Pressão Arterial”. O profissional abordou as consequências da pressão alta, infarto, AVC, doença oftalmológica, doença renal crônica, além da importância de trabalhar de maneira preventiva.
A IV turma de Radiologia do UNITPAC falou sobre “Radioproteção”.
“É preciso conhecer a radiação gerada pelo aparelho de Raios-X para saber como se proteger. A gente utiliza o tempo, distância e blindagem de radioproteção para definir o que é arriscado ou não”, destacou a estudante Kelly dos Santos.
Por fim, os colaboradores acompanharam a palestra “Alimentação saudável nos dias atuais”, com o nutricionista e coordenador do Serviço de Nutrição e Dietética – SND do HMA, Eduardo Campos.
“É preciso estar atento com o que ingerimos e favorecer alimentos frescos ao mesmo tempo em que mantemos distância dos ultra processados”, disse.
O disseram os colaboradores
O técnico em radiologia Rony da Silva acompanhou atentamente a palestra sobre radioproteção e disse conhecer de ponta a ponta todas as orientações sobre o uso seguro da radiação. Ele ficou satisfeito mesmo foi de ver uma outra pessoa falando que não é preciso ter medo da máquina de Raios-X.
“A instrução de hoje serviu para que os técnicos em enfermagem e os enfermeiros fiquem mais esclarecidos sobre radioproteção. Muitas vezes eles se assustam quando a gente fala em raio-X e já saem todos correndo”, disse rindo.
A enfermeira Amanda Brogin destacou a importância do SIPAT na melhoria da qualidade de trabalho.
“A prevenção dos acidentes de trabalho é de suma importância para manter um ambiente hospitalar que dê segurança tanto para os colaboradores, como para os pacientes” destacou.