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Estima-se que até 10% dos atendimentos em serviços de emergência sejam motivados por dor no peito
Quando um paciente com dor torácica procura o atendimento de emergência, a equipe precisa agir com rapidez. É que problemas graves, como infarto, podem ser sinalizados com essa queixa. Porém, além do coração, a área do peito abrange outros sistemas, possibilitando uma gama de diagnósticos.
Para facilitar a identificação do real problema e, assim, o tratamento adequado, a Unidade de Pronto (UPA) Atendimento Anatólio Dias Carneiro adota o protocolo de dor torácica. A ferramenta auxilia a equipe na verificação do quadro clínico do paciente e padroniza a conduta dos profissionais.
O protocolo foi detalhado em um treinamento feito para os enfermeiros. O objetivo foi capacitar a equipe para identificar os sinais de alerta de infarto agudo do miocárdio e orientar sobre medidas de intervenção para melhoria da sobrevida do paciente. As informações foram repassadas pela colaboradora da Vital, Daiane Leite de Almeida.
Os treinamentos fazem parte da rotina dos profissionais da unidade. Bem como integram a política de valorização profissional e do conhecimento técnico desenvolvida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.