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Bilhetes com elogios são depositados todos os dias na urna da recepção
Cada paciente atendido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA tem a oportunidade de registrar como ele avalia o serviço oferecido, a estrutura do prédio, a conduta dos profissionais, entre outros pontos.
Isso pode ser feito preenchendo um formulário e depositando em uma urna, localizada na recepção da unidade. Periodicamente, a equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) avalia os elogios e críticas e repassa para os departamentos responsáveis.
Portaria aprovada
Nos últimos meses, a satisfação de muitos pacientes foi registrada nessa urna. Os agentes de portaria Antônio Neto Pereira e Claudimiro Ferreira dos Santos foram lembrados e elogiado pela Maria Aparecida Fernandes.
“Ele é um ótimo profissional, sempre atencioso e bem prestativo com todos. Muito educado, sempre pronto para nos ajudar quando precisamos. Isso é muito importante em uma equipe, meus parabéns e continue assim”, disse a usuária sobre Antônio.
“É um ótimo profissional, sempre pronto para nos ajudar em todas as horas. Muito alegre e bem humorado”, relatou Maria sobre Claudimiro.
Bom trabalho das enfermeiras
Já Maria Aparecida Gomes ficou gostou muito do tratamento que recebeu das enfermeiras da UPA.
“Estive aqui três vezes e as enfermeiras são sempre carinhosas e dedicadas, uns amores. Sou de Goiás e estou levando uma ótima impressão, que Deus abençoe todos vocês”, escreveu.
“Cada elogio recebido é o resultado positivo do atendimento humanizado que desenvolvemos diariamente dentro da UPA. É muito gratificante saber que os colaboradores estão colocando em prática o que é orientado nos treinamentos e que a comunidade reconhece”, comemorou a diretora administrativa da UPA, Silvanilda M. P. de Sousa.
O atendimento é humanizado
Durante todo o ano, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão da UPA, promove treinamentos aos profissionais de todas as áreas para falar sobre trabalho humanizado.
Nos meses de junho e julho, foram ofertados cursos na plataforma de educação à distância (EAD), uma ferramenta de ensino para complemento da educação continuada e permanente nas unidades ISAC. Umas das atualização abordou o tema “Atendimento ao Paciente: Acolhimento e Humanização”.
“O ISAC tem como um dos seus objetivos prestar uma assistência mais humanizada, por isso nós incentivamos e mostramos que ela também faz parte desta missão. Essa prática forma bases sólidas no dia a dia dos profissionais de saúde”, explica Síntia Barros, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPES
Motivação
Larissa Silva de Abreu, enfermeira e presidente do grupo de trabalho humanizado da UPA, explicou que quando o paciente é bem tratado e informado, ele entende melhor todos os fluxos e protocolos de atendimento na unidade.
“Dentro da UPA todos se dedicam em receber o paciente, então se os porteiros veem alguém meio perdido, eles vão até a pessoa e a orienta. Se na recepção chamou uma senha e o paciente está distraído e não viu, o recepcionista o alerta. A própria ambiência da unidade também faz parte da humanização, o local é agradável, bem iluminado, higienizado, com placas de orientação, todas essas são formas de deixar a pessoa confortável”, explicou Larissa.