Getting your Trinity Audio player ready...
|
Local conta com profissionais especializados e está equipado para dar suporte aos usuários
Cidadãos que buscarem atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Araguaína Sul com sintomas gripais e dificuldades respiratórias serão atendidas em um prédio anexo, ao lado, onde funcionava a Unidade Básica de Saúde do bairro. O local foi adaptado pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, em parceria com a Prefeitura de Araguaína para atender pacientes que apresentem sintomas gripais que se assemelham aos da COVID-19 e também para casos confirmados da doença.
A medida tem como objetivo proporcionar mais segurança tanto para os pacientes em atendimento na UPA, quanto para os colaboradores, já que o novo coronavírus é altamente infeccioso e demanda cuidados especiais.
“Assim que a pessoa chegar na porta da UPA e relatar quaisquer um dos sintomas da Covid-19, será direcionada para receber atendimento no nosso anexo. Lá daremos suporte exclusivo para esse paciente”, explica a diretora geral da UPA, Maria Dulcimary Ribeiro Fonseca.
Suporte operacional e estrutura
A equipe de atendimento é composta por mais de 15 profissionais por turno. São médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, técnicos em laboratório, bioquímicos, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, porteiros, recepcionistas, auxiliares de higienização e desinfecção.
O prédio conta com cinco leitos clínicos, suporte avançado para quem precisar de respirador artificial com urgência, local de repouso, farmácia, sala de coleta de sangue e swab, além de um laboratório para a realização dos testes rápidos.
Sintomas da Covid-19
Aqueles que apresentarem quaisquer sintomas do novo coronavírus devem evitar contato social e procurar ajuda médica com urgência. Os sintomas são:
Febre
Dor de garganta
Tosse seca ou secretiva
Falta de ar
Fadiga
Fotos: Marcos Sandes / Ascom Prefeitura de Araguaína