Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em todo o processo, o momento mais delicado é o da retirada do equipamento de proteção
O mundo inteiro está atento a todos os detalhes sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Covid-19. E os profissionais da saúde que estão na linha de frente acabam fazendo parte do grupo de risco para contaminação. Por isso, como forma de prevenir o contágio, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC promoveu um treinamento teórico e prático sobre o uso e retirada do Equipamento de Proteção Individual – EPI para os profissionais do Hospital Municipal de Araguaína e da UPA 24 horas de Araguaína.
Orientados pelo médico e residente R3 em infectologia, Dr. Rogério Rodrigues, os colaboradores conheceram a função de cada item do EPI e foram atualizados sobre a forma correta de colocar e retirar cada parte dos equipamentos.
“Realizamos um passo a passo e observamos os pontos de dificuldade em cada profissional. Em todo o processo, a desparamentação é o momento mais crítico, que é quando acontece a maior parte das contaminações dos profissionais de saúde”, explicou o Dr. Rogério.
Outro ponto reforçado foi o da higienização correta das mãos durante todos os processos. As mãos precisam ser lavadas novamente depois da retirada dos trincos do EPI, dos óculos e do avental.
“Se uma pessoa se contaminar, outras também acabarão contraindo a Covid-19, sejam eles colegas colaboradores ou pacientes, então é altamente necessário que todos os profissionais sejam treinados”, reforçou o médico.
Também foi reforçado que todos devem trabalhar em parceria, que cada um é fiscal do outro, porque a segurança é uma missão do coletivo.